quinta-feira, 30 de maio de 2024

Paul McGrath e María Pérez em destaque nos Campeonatos de Espanha de Clubes (2024)

Paul McGrath e María Pérez. Fotos: arquivo de Teo Tovar e Ideal/Valencia Esports
Montagem: O Marchador

Disputaram-se no passado fim de semana os Campeonatos de Clubes de Espanha com a disputa dos títulos na Divisão de Honra e das 1ª e 2ª Divisões e com as provas de marcha a realizarem-se nos dias 25 e 26 de maio e na habitual distância de 5.000 metros masculinos e femininos.

No conjunto das provas masculinas, a grande proeza foi protagonizada pela jovem estrela espanhola da atualidade, Paul McGrath (Cornellá Atlétic), que aos 22 anos de idade bateu o recorde nacional dos 5.000 metros marcha em pista com o supersónico tempo de 18:22.02, marca que o coloca como líder mundial do ano, suplantando em 5 segundos a do anterior detentor do recorde, o olímpico Paquillo Fernández, que a fixara em 2007.

McGrath é um dos grandes candidatos ao título europeu, em Roma, e a uma medalha nos Jogos de Paris, tendo na presente época sagrado campeão absoluto de Espanha nos 20 km, suplantando o bicampeão do mundo, Álvaro Martín. Ainda nos campeonatos espanhóis de clubes, referência para Daniel Chamosa (S.G.Pontevedra), vencedor na Divisão de Honra, com um magnífico recorde pessoal de 19:22.50, e para Jose Manuel Perez (Trops-Cueva de Nerja), campeão europeu Sub-23 de 2021, segundo nesta mesma divisão e com o terceiro melhor tempo global – 19:26.81, igualmente recorde pessoal.

Nos 5.000 metros marcha femininos, a melhor das participantes nas três divisões foi a bicampeã mundial María Pérez (Valencia Club Atletismo), com um tempo de 21:15.96, com todos os outros melhores resultados a serem obtidos na principal divisão – Lidia Sanchez-Puebla (Facsa – Playas de Castellón), com 21:20.46, e Cristina Montesinos (Atletismo Pielagos), com 21:23.80.

Coletivamente, grande vitória para o Facsa Playas de Castellón que alcança o histórico 16º título coletivo masculino, perante as suas gentes, na pista de atletismo Gaetà Huguet, suplantando os 15 êxitos conseguidos pelo Futebol Clube Barcelona, e o terceiro feminino.

Consulte todos os resultados das diversas provas de marcha dos campeonatos, numa compilação de Luís Maroto/AEMA [aqui].