domingo, 12 de maio de 2024

1997, Algarve em grande e Rio Maior no circuito europeu

Eventos nacionais e representação internacional nos principais eventos em 1997.
Imagens: arquivo «O Marchador», Revista Atletismo e YouTube/David Mateos Redondo.
Montagem: O Marchador

Depois da primeira edição do Grande Prémio da Urgeiriça, em 1979, com 159 participantes, foi preciso esperar 18 anos até que, nos XIII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, esse recorde de participação fosse batido: os campeonatos realizados em Benavente a 9 de Fevereiro de 1997 registaram a presença de 203 atletas, desde benjamins a veteranos, incluindo estrangeiros. O maior contingente era dos clubes algarvios, com nada menos que 52 participantes, numa demonstração da pujança da marcha no distrito de Faro, tanto pelo número de atletas como pela quantidade de clubes que fomentavam a prática da disciplina.

Mas, apesar do sucesso quantitativo, estes campeonatos não tiveram a mesma expressão no plano qualitativo, com resultados abaixo do habitual, sobretudo entre os seniores. Se, por um lado, José Urbano reconquistou nos 50 km o título ganho em 1992 (Rio Maior), por outro lado fê-lo com marca (4.10.17) que nada lhe acrescentou ao currículo. Na mesma prova, José Magalhães foi segundo, a 2.24 minutos do vencedor e da possibilidade de revalidar o título conquistado nas três edições anteriores. A surpresa veio de Virgílio Soares, que se estreava na distância e aos 30 quilómetros era quarto, a oito minutos de José Pinto. No entanto, o marchador da Lousã faria um troço final de 20 quilómetros mais rápido que todos os demais concorrentes, acabando por ultrapassar o atleta do Belenenses e por ascender ao terceiro posto.

Quem também se estreava na distância olímpica mais longa da marcha atlética era Pedro Martins, ainda que apenas no papel de acompanhar e marcar o ritmo a José Urbano, cumprindo pouco mais que metade da prova (parou aos 28 km). No entanto, o à-vontade que demonstrou, não garantindo nada para o resto da distância que naquela manhã não tinha de cumprir, também não deixava de dar um «cheirinho» do que o atleta viria a alcançar nos anos seguintes nesta distância – mas disso se falará nas próximas semanas.

Na competição feminina de 10 km, Susana Feitor apresentou-se com a preparação menos apurada, em virtude da opção pelos estudos, mas ainda assim cumprindo o suficiente para vencer, com 46.08 m, secundada por Sofia Avoila (48.37) e Isilda Gonçalves (50.35), suas companheiras no pódio.

Seria então nas provas dos mais jovens que os campeonatos de Benavente apresentariam melhores resultados. Acácio Diogo foi quem mais se destacou, impondo-se nos 10 km dos juvenis masculinos com, 46.22 m, acabando por não ter a concorrência que se esperava de Ricardo Vendeira, outro juvenil que dava nas vistas mas que em Benavente veio a ser desclassificado. Já no sector feminino, Inês Henriques venceu sem oposição os 5 km das juvenis, em 24.15 m, revelando uma superioridade que já indiciava um futuro radioso. Nos juniores, triunfaram Nuno Pereira, nos 20 km masculinos (boa marca de 1.37.33), e Vanda Ribeiros, nos 10 km femininos (56.08).

No Torneio Nacional Marchador Jovem, a revelação mais importante foi a de Ana Cabecinha (CO Pechão), vencedora sem dificuldade nos 2 km infantis femininos, com 10.58 m – mais uma atleta com um futuro notável. Roberto Palma (CA Galinheiras) ganhou os 3 km infantis masculinos (15.52), Ivo Madaleno (GD Selsa) impôs-se nos 5 km iniciados masculinos (24.43) e Sheila Azevedo (JD Fontainhas) venceu os 4 km iniciados femininos (20.57). Todos estes três atletas demonstraram valor que poderia representar o início de grandes percursos rumo a voos bem altos, mas nenhum deles chegou ao escalão dos seniores, com a ressalva de que Ivo Madaleno ainda se manteve em grande plano até aos sub-18.

Em todo o caso, o encontro dos grandes marchadores mundiais numa competição exclusivamente dedicada à disciplina teve lugar na República Checa, a 19 de Abril, com a Taça do Mundo de Marcha realizada em Poděbrady, cidade histórica da marcha atlética, cujo grande prémio anual tinha já mais de sessenta anos de existência. Em dia de frio e até neve, a jornada ficou assinalada entre os participantes portugueses pelo surpreendente recorde nacional obtido por Sérgio Vieira nos 20 km masculinos. Fazendo (como em tantas ocasiões naquele mesmo ano) a prova toda em conjunto, os irmãos Sérgio e João Vieira foram «despachando» cada légua em ritmo regular e claramente superior ao do recorde que estava na posse de José Urbano, igualmente em prova, e que se cifrava em 1.21.41 h (Montijo, 23/5/1992). No final, separados apenas pelo efeito do «sprint», ambos baixaram a linha de uma hora e 21 minutos, terminando Sérgio com 1.20.58 h e João com 1.20.59 h.

Para Sérgio Vieira, tratava-se de um progresso de três minutos e 50 segundos sobre o melhor resultado pessoal na distância, alcançado um mês antes na sua terra, durante o Grande Prémio Internacional de Rio Maior (22 de Março). Para João Vieira, era igualmente um progresso muito significativo sobre a marca de 1.23.49 h, obtida a 22 de Junho de 1996, em Copenhaga, e que apresentava como recorde pessoal. Em qualquer dos casos, podendo esperar-se uma melhoria de registos de cada um dos gémeos, o recorde nacional constituiu feito completamente inesperado e representou o fim de uma era na história da marcha atlética portuguesa, com a nova geração de marchadores a apoderar-se pela primeira vez do recorde nacional de uma prova de distância olímpica.

Com Sérgio e João a terminarem, respectivamente, nos 25.º e 27.º lugares (pelo meio ainda ficou o eslovaco Róbert Valíček, com o mesmo tempo de Sérgio), José Urbano concluiu na 44.ª posição, com a melhor marca da época (1.22.40), fechando a equipa num excelente sétimo lugar colectivo, entre 32 países classificados, à frente de formações bem mais credenciadas, como a Austrália, a Alemanha ou a Polónia.

Da equipa portuguesa fizeram parte ainda Augusto Cardoso (73.º, 1.25.57) e Pedro Martins (83.º, 1.27.51), ambos com as respectivas melhores marcas pessoais da época (de sempre, no caso de Augusto Cardoso), ainda que o atleta do Pinheiro da Guarda viesse a superar esse resultado no Grande Prémio de Setúbal, a 22 de Junho, com 1.26.31 h.

Na prova feminina de 10 km, Sofia Avoila foi a melhor portuguesa na meta, terminando no 52.º lugar (46.36), com a equipa a ser completada por Isilda Gonçalves (62.ª, 47.23) e Lígia Gonçalves (86.ª, 49.37). Na classificação colectiva, para a qual desta vez Susana Feitor não contou devido a desistência por lesão, Portugal ocupou um discreto 16.º lugar, entre 26 selecções.

Por fim, nos 50 km, José Magalhães abriu a contagem dos portugueses, com o 30.º lugar (3.57.30). Dada a desistência de Luís Ribeiro, coube a Virgílio Soares (60.º, 4.12.20) e a José Pinto (83.º, 4.38.00) completar a equipa para a classificação colectiva, tendo Portugal averbado o 15.º posto, entre 24 formações.

A participação portuguesa na Taça do Mundo de Poděbrady culminou um processo de preparação que incluiu uma concentração do grupo de trabalho da selecção nacional no Vimeiro, em Novembro de 1996, a realização de estágios em Janeiro e Abril de 1997, em Vila Real de Santo António, e o acompanhamento das principais provas do calendário nacional, em Grândola, Benavente, Montijo e Rio Maior. Um projecto estruturado com base num plano elaborado pelo treinador nacional de marcha, Luís Dias, em articulação com a direcção técnica da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e os treinadores e atletas envolvidos no grupo de trabalho.

A temporada de competições internacionais de 1997 teria ainda outros momentos relevantes no Verão. Para os portugueses, os principais destaques seriam registados nos Campeonatos da Europa Sub-23, em Turku (Finlândia, 10 a 13 de Julho), onde Susana Feitor obteve o terceiro lugar nos 10 km femininos, com 44.26 m, tendo Sofia Avoila sido quinta com 45.48 m. Já no sector masculino, os irmãos Vieira registaram desistências nos 20 km masculinos, numa fase da época em que a acumulação de desgaste se fez sentir para os gémeos de Rio Maior, que viriam ainda a abdicar da participação nos mundiais de atletismo de Atenas.

Depois, nas Universíadas de Verão, em Catânia (Sicília, Itália, 26 a 31 de Agosto), Susana Feitor classificou-se à beira do pódio (4.º lugar), com 45.24 m nos 10 km femininos.

Pelo meio, participações discretas nos europeus de sub-20 de Ljubljana (Eslovénia, 24 a 27 de Julho) e nos mundiais de Atenas (Grécia, 1 a 10 de Agosto). Na Eslovénia, Luís Correia foi o melhor português nos 10 mil metros marcha masculinos, terminando em 15.º, com 47.32,38 m, numa prova em que Nuno Pereira foi desclassificado. Nos 5000 m femininos, estreias internacionais para Inês Henriques (21.ª, 25.09,85) e Vanda Ribeiros (24.ª, 25.47,19). Na Grécia, José Urbano foi 28.º nos 20 km, com 1.27.25 h, Susana Feitor foi 11.ª na primeira eliminatória dos 10 mil metros femininos, com 45.00,77 m (recorde nacional absoluto da distância em pista), e José Magalhães foi 27.º nos 50 km, com 4.10.03 h.

No âmbito nacional, Sérgio Vieira fez aquela que terá sido a melhor de todas as suas épocas como marchador, mesmo não tendo sido primeiro em qualquer campeonato nacional. Acabou mesmo por ser eleito marchador do ano, no balanço feito no final de 1997 por Arons de Carvalho na «Revista Atletismo», não apenas pelo recorde nacional batido em Poděbrady mas também pelo grande domínio que deixou marcado sobre uma concorrência onde apenas o irmão João lhe deu luta. Venceu os grandes prémios de Grândola e Montijo, terminou a par de João Vieira no primeiro lugar de Rio Maior (vitória atribuída a João). Por curiosidade assinale-se que os gémeos voltariam a «empatar» no 2.º GP Olhão (5 de Abril), no IV Grande Prémio do Afonsoeiro (25 de Outubro) e no V Grande Prémio de Benfica (6 de Dezembro), sempre como primeiro e segundo, ganhando ora um ora outro.

Numa leitura global do ano, José Urbano foi considerado pela mesma publicação o segundo marchador de 1997, havendo em seu favor as vitórias nos nacionais de estrada (50 km, Benavente) e nos de pista (20 km, Coimbra) e ainda no Grande Prémio de Setúbal (20 km).

Quanto a João Vieira, registou a vitória nos nacionais de pista coberta e nos grandes prémios de Rio Maior, Afonsoeiro e Celorico da Beira.

Entre os restantes atletas, nota para os progressos relevantes nos 20 km para Augusto Cardoso (FC Porto), Pedro Martins (CDC Pinheiro, Guarda), Virgílio Soares (Sombras Negras AC) e Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), este no primeiro ano de sénior e todos com melhorias significativas nos recordes pessoais. O marchador do Porto passou de 1.27.01 h para 1.25.57 h; o beirão, de 1.31.16 h para 1.26.31 h; o lousanense, de 1.29.10 h para 1.28.33 h; e o rio-maiorense, de 1.32.25 h para 1.29.46 h.

Nos femininos, não houve desempenhos especiais a assinalar, mantendo-se o domínio de Susana Feitor como incontestada melhor marchadora portuguesa e tendo Sofia Avoila confirmado a condição de segunda atleta da especialidade, adiante das gémeas Isilda e Lígia Gonçalves.

Ainda assim, noutro plano, haverá que assinalar três notas.

Por um lado, os primeiro e segundo lugares, respectivamente, de Inês Henriques e Vera Santos, ambas do Clube de Natação de Rio Maior, nos 4000 m marcha femininos dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, em Leiria, a 7 de Junho. Ficava desde logo marcada pelas duas atletas uma posição de destaque na marcha feminina (por agora nos escalões etários mais baixos) que haveria de ser ilustrada de forma magnífica em anos vindouros.

Por outro lado, os excelentes resultados nos nacionais de juniores, a 28 de Junho, em Braga, tanto nos masculinos como nos femininos. Nos 10.000 m masculinos, Nuno Pereira (CD Montijo) venceu com 43.52,18 m, secundado por Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo, 44.34,87) e Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira, 44.56,99). Nunca nos campeonatos de juniores se tinha fechado o pódio da marcha masculina abaixo dos 45 minutos nesta distância. Nos 5000 m femininos, vitória de Inês Henriques (CN Rio Maior, 24.45,19), adiante de Vanda Ribeiros (GD Vilamoura, 25.19,25) e de Vera Santos (CN Rio Maior, 25.40,37). Também aqui, resultados muito significativos de atletas que, exceptuando a marchadora de Vilamoura, eram do escalão abaixo (juvenis).

Por fim, Cristina Almeida, do Boavista, reservou um lugar na história da marcha atlética portuguesa ao estabelecer o primeiro recorde nacional feminino de 20 km. O feito teve lugar em Manchester, Inglaterra, numa prova realizada a 30 de Agosto, tendo Cristina Almeida obtido o 5.º lugar, com 1.55.36 h, recorde nacional absoluto. A boavisteira andou perto mas nunca chegou a concretizar a inclusão em selecções nacionais para as principais competições internacionais de marcha, mas em 1997 ainda se posicionou como sexta atleta do ano nos 10 km, com os 49.48 m averbado na Corunha.

Para além deste (e do já referido máximo de Susana Feitor nos mundiais de Atenas), há ainda que notar em 1997 a obtenção de recordes nacionais por outros atletas. A 14 de Maio, no XII Meeting do Núcleo de Atletismo de Cucujães, João Vieira venceu os 5000 m marcha masculinos com 19.21,84 m, marca que constituiu novo recorde nacional sub-23. Três dias depois, a 17 de Maio, foi a vez do irmão Sérgio vencer a prova da hora do IV Torneio «Marcha Olímpica» em Pista, realizado em Coimbra, terminando aos 14.891 metros, recorde nacional absoluto e sub-23, a que juntou o tempo oficial 40.25,3 m na passagem ao 10 mil metros, também recorde nacional de sub-23. Por fim, na mesma prova de Coimbra, recorde nacional de juvenis na prova da hora para Ricardo Vendeira, sexto da geral, com 13.230 metros.

No ano em que Rio Maior entrou pela primeira vez no circuito de provas de marcha da Associação Europeia de Atletismo, traduzindo o crescente reconhecimento da qualidade do encontro fora do país, as vitórias nas provas de seniores (20 km masculinos e 10 km femininos) voltaram a sorrir a atletas portugueses (e da «casa»). João e Sérgio ganharam nos masculinos, adiante de Urbano, e Susana Feitor triunfou nos femininos, à frente da italiana Ileana Salvador e de Sofia Avoila.

A presença de provas de marcha no programa dos principais «meetings» nacionais de atletismo suscitou em 1997 um episódio revelador. Alguns destes «meetings» compunham o Circuito de Meetings da FPA e contribuíam para um esquema de pontuação que, por sua vez, proporcionava premiações no final da época (marcha incluída, em masculinos e femininos). Os prémios eram atribuídos em função do valor da marca de cada atleta em cada prova, com base na tabela internacional de conversão de resultados. Como essa tabela não contemplava as provas de marcha nas distâncias usadas nos «meetings» portugueses (3000 m femininos e 5000 m masculinos), o Sector de Marcha da FPA elaborou tabelas de pontuação com base nas distâncias maiores da disciplina previstas nas tabelas da federação internacional. O trabalho, levado a cabo por Joaquim Graça, foi apresentado à FPA antes do início do circuito de «meetings», tendo sido aceite sem contestação ou sequer manifestações de dúvidas.

Uma vez que, nos torneios em causa, a presença dos melhores marchadores portugueses correspondia também à participação de atletas de grande nível internacional (o que não sucedia na maior parte das provas das outras especialidades), era natural que as pontuações alcançadas pelos atletas da marcha (masculinos e femininos) fossem também de grande valor (maior mesmo que os dos corredores, dos saltadores e dos lançadores).

Quando chegou o momento de estabelecer as pontuações finais e gerais do circuito e atribuir os correspondentes prémios pecuniários, resolveu a FPA, por decisão do técnico responsável pelo circuito de «meetings», Abreu Matos, retirar os marchadores das classificações, prejudicando dessa forma atletas como Susana Feitor, Sofia Avoila, João Vieira e Sérgio Vieira. O Sector de Marcha entendeu então reagir, expondo a situação à direcção da federação, que compreendeu a bondade da exposição e, por intervenção do director Alberto Coelho, repôs a justiça no processo, sendo meses depois pagos os prémios aos marchadores. Um imbróglio que poderia ter sido evitado, se não tivesse existido a intervenção discriminatória e prepotente do referido técnico da FPA.

No que se refere à intervenção central da FPA no âmbito da marcha atlética, deve ainda assinalar-se a importância do documento produzido a fim de estabelecer as normas para homologação de resultados em provas de marcha. O documento foi dirigido pelo Sector de Marcha ao secretário-geral da federação, Jorge Salcedo, e teve por base as normas internacionais e os resultados obtidos em Portugal com vista às principais competições internacionais. O documento entrou em vigor na época seguinte (1997/98) e apontava o número mínimo e graduação dos juízes de marcha a atuar na prova e os documentos que deveriam ser anexados para a homologação dos resultados, bem assim como as questões relacionadas com a dimensão do percurso e a certificação de medição, quando aplicável.

Nota final para uma curiosidade. A 31 de Maio, nos Campeonatos de Portugal de Atletismo para Deficientes, realizados no Estádio Universitário de Lisboa, as provas de marcha registaram a participação de 12 atletas (7 masculinos e 5 femininos). Tendo José Dias (ACM-C) e Lisete Rodrigues (ADES) saído vencedores, respectivamente dos 5000 m masculinos e dos 3000 m femininos, constata-se a obtenção do quinto lugar masculino por Pedro Piriquito Isidro, da Associação de Desporto Especial de Santarém. À época, poucos poderiam ter previsto que aquele rapazito de apenas 11 anos viria anos mais tarde a ascender a um nível muito mais elevado como praticante de marcha e a assinar presença em duas edições dos Jogos Olímpicos.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1997 (...)

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

19 e 20 de Abril, Taça do Mundo de Marcha, Poděbrady, República Checa. 19/4, 20 km masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 1.18.24; 2.º, Daniel García (México), 1.18.27; 3.º, Ilya Markov (Rússia), 1.18.30 (...) 25.º, Sérgio Vieira (Portugal), 1.20.58 (recorde nacional absoluto) (...) 27.º, João Vieira (Portugal), 1.20.59 (...) 44.º, José Urbano (Portugal), 1.22.40 (...) 73.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.25.57 (...) 83.º, Pedro Martins (Portugal), 1.27.51 (140 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Rússia, 431 pontos; 2.º, Bielorrússia, 413; 3.º, México, 403 (...) 7.º, Portugal, 357 (15 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Irina Stankina (Rússia), 41.52; 2.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 41.59; 3.ª, Yan Gu (China), 42.15 (...) 52.ª, Sofia Avoila (Portugal), 46.36; 62.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.23 (...) 86.ª, Lígia Gonçalves (Portugal), 49.37; Susana Feitor (Portugal), desistente (117 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Rússia, 440 pontos; 2.º, Itália, 435; 3.ª, China, 425 (...) 16.º, Portugal, 292 (26 participantes). 20/4, 50 km masculinos: 1.º, Jesús García (Espanha), 3.39.54; 2.º, Oleg Ishutkin (Rússia), 3.40.12; 3.º, Valentin Kononen (Finlândia), 3.41.09 (...) 30.º, José Magalhães (Portugal), 3.57.30 (...) 60.º, Virgílio Soares (Portugal), 4.12.20 (...) 83.º, José Pinto (Portugal), 4.38.00 (...) Luís Ribeiro (Portugal), desistente (108 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Rússia, 434 pontos; 2.º, Eslováquia, 415; 3.º, Espanha, 407 (...) 15.º, Portugal, 306 (24 participantes). Classificação colectiva masculina (20 km + 50 km): 1.º, Rússia, 865 pontos; 2.º, México, 802; 3.º, Bielorrúsia, 801 (...) 10.º, Portugal, 663 (36 participantes).

17 a 27 de Julho, XII Campeonatos do Mundo de Veteranos - Pista, Durban, África do Sul. 20/7, 20 km masculinos M40: 1.º, Fábio Ruzzier (Itália), 1.34.45 (...) José Pinto (Portugal), 1.40.21 (5 participantes); 10 km femininos W50: 1.ª, Heidi Maeder (Suíça), 52.40,6 (...) 16.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 1.07.19,0 (18 participantes). 25/7, 5000 m femininos W50: 1.ª, Heidi Maeder (Suíça), 26.41,50 (...) 10.ª, Olívia Matos Monraia (Portugal), 32.26,14. 26/7, 5000 m masculinos M40: 1.º, Fábio Ruzzier (Itália), 22.15,74 (...) José Pinto (Portugal), desclassificado.

10 a 13 de Julho, Campeonatos da Europa Sub-23, Turku, Finlândia. 10/7, 20 km masculinos: 1.º, Aigars Fadejevs (Letónia), 1.19.58; 2.º, Francisco Fernández (Espanha), 1.21.59; 3.º, Artur Meliashkevich (Bielorrúsia), 1.22.26 (...) João Vieira (Portugal), desistente; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (18 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Olga Panfyorova (Rússia), 43.33; 2.ª, María Vasco (Espanha), 44.01; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 44.26 (...) 5.ª, Sofia Avoila (Portugal), 45.48 (10 participantes).

24 a 27 de Julho, Campeonatos da Europa Sub-20, Ljubljana, Eslovénia. 24/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Andrea Manfredini (Itália), 42.43,75; 2.º, André Höhne (Alemanha), 43.00,71; 3.º, Martin Pupiš (Eslováquia), 43.11,53 (...) 15.º, Luís Correia (Portugal), 47.32,38; Nuno Pereira (Portugal), desclassificado (19 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Claudia Iovan (Roménia), 21.15,99; 2.ª, Lyudmila Dedekina (Rússia), 21.42,21; 3.º, Lyudmila Efimkina (Rússia), 22.04,11 (...) 21.ª, Inês Henriques (Portugal), 25.09,85 (...) 24.ª, Vanda Ribeiros (Portugal), 25.47,19 (25 participantes).

1 a 10 de Agosto, Campeonatos do Mundo de Atletismo, Atenas, Grécia. 2/8, 20 km masculinos: 1.º, Daniel García (México), 1.21.43; 2.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 1.21.53; 3.º, Mikhail Khmelnitsky (Bielorrússia), 1.22.01 (...) 28.º, José Urbano (Portugal), 1.27.25 (49 participantes). 4/8, 10.000 m femininos: 1.ª série, 1.ª, Anita Liepina (Letónia), 44.07,88 (...) 11.ª, Susana Feitor (Portugal), 45.00,77 (21 participantes); 2.ª série, 1.ª, Olimpiada Ivanova (Rússia), 44.31,98. 7/8, 10.000 m femininos, final: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 42.55,49; 2.ª, Olga Kardopoltseva (Bielorrússia), 43.30,20; 3.ª, Valentina Tsybulskaya (Bielorrússia), 43.49,24 (20 participantes). 50 km masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 3.44.46; 2.º, Jesús García (Espanha), 3.44.59; 3.º, Miguel Ángel Rodríguez (México), 3.48.30 (...) 27.º, José Magalhães (Portugal), 4.10.03 (42 participantes).

26 a 31 de Agosto - Universíadas de Verão (Atletismo), Sicília, Itália. 26/8, 20 km masculinos: Ilia Markov (Rússia), 1.25.36; 2.º, Alejandro López (México), 1.26.00; 3.º, Arturo di Mezza (Itália), 1.26.12 (14 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Larissa Ramazanova (Bielorrússia), 44.01; 2.ª, Rosella Giordano (Itália), 44.31; 3.ª, Annarita Sidoti (Itália), 44.38; 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 45.24 (14 participantes).

Campeonatos nacionais

9 de fevereiro, XIII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Benavente. 50 km seniores masculinos: 1.º, Peter Ferrari (Suécia), 4.00.43, extracampeonato; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 4.10.17, 1.º C. Nacional; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 4.12.41, 2.º C. Nacional; 4.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 4.20.12, 3.º C. Nacional (11 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.08; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.37; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 50.35 (6 participantes). Vencedores de outros escalões: 35 km sub-23 masculinos, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 3.12.55; 20 km juniores masculinos, Nuno Pereira (CD Montijo), 1.37.33; 10 km juniores femininos, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 56.08; 10 km juvenis masculinos, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 46.22; 5 km juvenis femininos, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.15; 10 km veteranos masculinos, Agostinho Madaleno (GD Selsa), 50.37; 5 km veteranos femininos, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 27.25. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Roberto Palma (CA Galinheiras), 15.52; 2 km infantis femininos, Ana Cabecinha (CO Pechão), 10.58; 5 km iniciados masculinos, Ivo Madaleno (GD Selsa), 24.43; 4 km iniciados femininos, Sheila Azevedo (JD Fontainhas), 20.57. Prémio Benjamim CM Benavente: 2 km masculinos, Nelson Guerreiro (JD Fontainhas), 10.16; 1 km femininos, Alexandra Pinto (EDC Beira), 5.39.

15 e 16 de Fevereiro, 9.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 15/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.45,51; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.42,61; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 21.33,43 (8 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.41,1; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.42,9; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.53,2 (10 participantes).

31 de Maio, Campeonato de Portugal para Deficientes, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 5000 m masculinos: 1.º, José Dias (ACM-C), 30.48,70; 2.º, Jorge Casal (ADES), 34.50.45; 3.º, Paulo Coelho (ADES), 35.54,34 (...) 5.º, Pedro Piriquito Isidro, 11 anos de idade (ADES), 37.57,88 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Lisete Rodrigues (ADES), 20.02,42 (recorde nacional); 2.ª, Liliana Santos (ADES), 21.01,22; 3.ª, Catarina Cameiro (ADES), 22.29,72 (5 participantes).

7 e 8 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Leiria (org.: FPA). 7/6, 5000 m masculinos: 1.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 22.05,14; 2.º, Rui Sousa (AC Alfenense), 23.06,54; 3.º, Hélio Almeida (AC Alfenense), 23.15,76 (18 participantes). 4000 m femininos: Inês Henriques (CN Rio Maior), 19.00,0; 2.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 19.55,9; 3.ª, Sheila Azevedo (FC Ferreiras), 21.12,7 (14 participantes).

14 e 15 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Coimbra. 14/6, 5000 m masculinos: 1.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 21.39,90; 2.º, Pedro Pinto (CA Centro), 23.52,50; 3.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), 24.02,80 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 16.05,54; 2.ª, Sónia Rodrigues (GRECAS), 19.37,59 (2 participantes).

14 e 15 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Leiria. 14/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.22,96; 2.º, Luís Fraga (ADC Constantim), 24.01,05; 3.º, Vítor Araújo (NA Cucujães), 25.25,71 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 14.50,61; 2.ª, Mónica Pereira (CS Marítimo), 16.04,21; 3.ª, Patrícia Madureira (CALAG), 16.40,92 (7 participantes).

14 e 15 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Maia. 14/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 20.29,28; 2.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 21.04,90; 3.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 22.14,03 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.06,49; 2.ª, Cristina Almeida (Boavista FC), 14.19,85; 3.º, Filomena Silva (SL Benfica), 15.04,82 (8 participantes).

28 e 29 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Braga (org.: FPA). 28/6, 10.000 m masculinos: 1.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 43.52,18; 2.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 44.34,87; 3.º, Acácio Diogo (CA Baixa da Banheira), 44.56,99 (13 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 24.45,19; 2.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 25.19,25; 3.ª, Vera Santos (CN Rio Maior), 25.40,37 (11 participantes).

5 e 6 de Julho, Inatel, Campeonatos Nacionais de Pista de Veteranos, Coimbra. 5/7, 10.000 m masculinos, vencedores: categoria A, Agostinho Carriço (Carris), 57.22,2; B, Abel Simões (Telecom), 51.51,2; D, José Cândida (Carris), 58.54,4. 6/7, 5000 m masculinos, vencedores: categoria A, Agostinho Carriço (Carris), 27.02,6; B, Abel SImões (Telecom), 25.47,7; C, Januário Bona (individual de Setúbal), 31.04,0; D, José Cândida (Carris), 29.09,5.

19 e 20 de Julho, Inatel, Campeonatos Nacionais de Pista de Seniores, Viseu. 19/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Jorge Costa (CTT-Faro), 46.16,9; 2.º, Luís Silva (AMCFG), 51.18,0; 3.º, Mário Rato (ARSAL), 51.24,9 (5 participantes). 5.000 m femininos: 1.ª, Dina Severino (PONTE), 28.36,5; 2.ª, Carla Carvalhal (PONTE), 30.36,9; 3.ª, Ana Carvalhal (PONTE), 33.25,1 (3 participantes). 20/7, 5000 m masculinos: 1.º, Paulo Madeira (CTT-Faro), 22.23,1: 2.º, Luís Silva (AMCFG),23.36,6; 3.º, João Dias (SELSA), 24.06,6 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Dina Severino (PONTE), 17.47,7; 2.ª, Ana Carvalhal (PONTE), 18.46,6 (2 participantes).

19 e 20 de Julho, Campeonatos de Portugal, Coimbra (org.: FPA). 19/7, 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.28.54; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.29.12; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 1.30.22 (14 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.39; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.08; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.15 (10 participantes).

Principais eventos (entre outros)

12 de Janeiro, I Grande Prémio de Marcha de Torres Vedras, 64 participantes de 16 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 2.26.22; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 2.28.11; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 2.29.00 (6 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Paula Silva (CA Galinheiras), 32.28 (1 participante).

25 de Janeiro, VII Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Rec. Grandolense), 124 participantes de 11 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.28.09; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.28.52; 3.º, António Pereira (AC Alfenense), 1.30.42 (15 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.48; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.17; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.49 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 154 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 91; 3.º, GD Selsa, 57.

1 de Março, X Grande Prémio «Cidade de Montijo» (org.: C. Mun. Montijo e CD Montijo), 114 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.25.54; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 1.26.54; 3.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.27.56 (16 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.38; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 47.54; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 48.50 (9 participantes).

22 de Março, VI Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 178 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.24.48; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.24.48; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 1.27.06 (27 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.41; 2.ª, Ileana Salvador (Itália), 47.23; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.23 (16 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 141 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 75; AC Alfenense, 68.

5 de Abril, 2.º Grande Prémio de Olhão (org.: CDCR CTT Faro), 95 participantes de 23 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 41.19; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 41.19; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 41.43 (18 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.27; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 22.52; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.47 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, JD Fontainhas, 105 pontos; 2.º, ADEC Tunes, 100; 3.º, CO Pechão, 95.

19 de Abril, XII Grande Prémio da Reboleira (org.: Junta de Freguesia da Reboleira), 35 participantes de 7 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.ºs, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 44.57, e Luís Correia (CUA Benaventense), 44.57 (1.º, júnior); 3.º, Rui Teixeira (SL Benfica), 45.44 (4 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Paula Silva (CA Galinheiras), 30.42; 2.ª, Sofia Teixeira (SC Reboleira), 36.32 (1.ª, juvenil) – 2 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 105 pontos; 2.º, SC Reboleira, 82; 3.º, COOP Bela Flôr, 28.

1 de Maio, II Meeting Cidade de Viseu. 3000 m femininos: Cristina Almeida (Boavista FC), 13.54,77 (1 participante).

8 de Junho, Coppa Citta di Sesto San Giovanni, Itália. 20 km masculinos: 1.º, Giovanni de Benedictis (GS Carabinieri), 1.21.03 (...) João Vieira (Portugal), desistente; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (39 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Annarira Sidoti (US Tyndaris Pattese), 42.20 (...) 13.ª, Sofia Avoila (Portugal), 47.51 (23 participantes).

3 e 4 de Maio, Torneio Olímpico Jovem - Fase Nacional, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 3/5, 5000 m sub-18 masculinos: 1.º, Acácio Diogo (Setúbal), 22.35,0; 2.º, Nuno Raimundo (Santarém), 24.21,1; 3.º, Hélio Almeida (Porto), 24.44,4 (15 participantes). 4000 m sub-18 femininos: 1.ª, Inês Henriques (Santarém), 19.42,7; 2.ª, Mónica Jones (Setúbal), 22.01,4; 3.ª, Sofia Almeida (Guarda), 23.02,3 (17 participantes). 4000 m sub-16 masculinos: 1.º, Ivo Madaleno (Setúbal), 19.58,2; 2.º, Cláudio Estrela (Faro), 20.19,2; 3.º, André Silva (Aveiro), 22.17,4 (19 participantes). 3000 m sub-16 femininos: 1.ª, Sheila Azevedo (Faro), 15.50,1; 2.ª, Patrícia Dias (Setúbal), 16.49,2; 3.ª, Fátima Guedes (Santarém), 17.04,6 (17 participantes).

14 de Maio, XII Meeting do Núcleo de Atletismo de Cucujães (org.: NA Cucujães e AA Aveiro). 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 19.21,84 (recorde nacional sub-23); 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.22,22; 3.º, Augusto Cardoso (FC Porto), 20.11,14 (16 participantes).

17 de Maio, XI Grande Prémio Internacional «Cantones de la Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Ilya Markov (Rússia), 1.21.27 (...) 27.º, Luís Fraga (Portugal), 1.41.10 (36 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Elena Nikolaeva (Rússia), 42.12 (...) 9.ª, Cristina Almeida (Portugal), 49.48 (15 participantes).

17 de Maio, IV Torneio «Marcha Olímpica» em Pista, Coimbra (org.: FPA), 158 participantes de 31 clubes (vários escalões). 1 hora/10.000 m absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 14.891 metros (recorde nacional absoluto e sub-23)/40.25,3 (recorde nacional sub-23); 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 14.141 m/41.27,2; 3.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 13.914 m/42.59,1 (...) 6.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 13.230 m (recorde nacional de juvenis)/44.48,7 (39 participantes). Meia-hora/5000 m absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6573 metros/22.54,5; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 6446 m/23.09,0; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 6227 m/24.10,6 (25 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 84 pontos; 2.º, CO Pechão, 45; 3.º, AC Alfenense, 39.

22 de Maio, Meeting Aniversário da AA Lisboa, Estádio Universitário de Lisboa (org.: AAL). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 13.06,87; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.27,95; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 13.50,92 (7 participantes).

24 de Maio, IV Meeting do Guadiana, Vila Real de Santo António (org.: CM VRSA e AA Faro). 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.05,14; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 21.05,16; Jorge Costa (CTT-Faro), 21.42,8 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 13.08,76; Sofia Avoila (CD Montijo), 13.32,92; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.38,5 (8 participantes).

31 de Maio, II Taça ADECT/I Troféu Clube Marchador, Vila Real de Santo António (org.: ADEC Tunes e AA Faro), 55 participantes (vários escalões). 10.000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 43.32,3; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 44.44,9; 3.º, Dionísio Ventura (JD Neves), 46.03,3 (11 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Vanda Ribeiros (GD Vilamoura), 25.19,2; 2.ª, Sílvia Torres (CO Pechão), 29.07,0 (2 participantes).

22 de Junho, V Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS), 139 participantes de 21 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.23.58; 2.º, Cesar Rodríguez Jiménez (Universidad de Oviedo), 1.26.09; 3.º, Pedro Martins (CDC Pinheiro), 1.26.31 (22 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.38; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 46.26; 3.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 49.49 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Selsa, 80 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 71; 3.º, AC Alfenense, 69.

30 de Agosto, 20 km Marcha, Woodbank Park, Stockport, Manchester, Inglaterra. Femininos: 1.ª, Sylvia Black (Birchfield Harriers), 1.45.48 (...) 5.ª, Cristina Almeida (Portugal), 1.55-36 (recorde nacional absoluto) (10 participantes).

25 de Outubro, IV Grande Prémio do Afonsoeiro (org.: JF Afonsoeiro), 75 participantes de 13 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 44.37; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.37; 3.º, Nuno Pereira (CD Montijo), 47.28 (1.º júnior) – 9 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 25.26; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 26.11 (1.ª, júnior); 3.ª, Carla Baptista (CN Rio Maior), 29.42 (7 participantes).Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 70 pontos; 2.º, JD Fontainhas, 55; 3.º, CD Montijo, 31.

6 de Dezembro, V Grande Prémio de Benfica (org.: JF Benfica), 185 participantes de 27 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 40.23; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 40.23; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 40.34 (13 participantes). 7 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 34.22; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 34.43; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 36.12 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 37 pontos; 2.º, CD Montijo, 22; 3.º, GD Selsa, 20.

21 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 7 km masculinos: 1.º, Dionísio Ventura (ACR Zona Azul), 28.33; 2.º, Luís Silva (Sporting CP), 28.43; 3.º, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 29.38 (10 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.01; 2.ª, Isilda Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.04; 3.ª, Lígia Gonçalves (Maratona do Montijo), 23.28 (11 participantes). Outros vencedores: 3 km iniciados, João Alves (CD Montijo), 17.14, e Filipa Ferreira (CF «Os Belenenses»), 18.11; 2 km infantis, Fábio Gonçalves (CA Galinheiras), 10.27, e Liliana Pina (CA Galinheiras), 10.32.

27 de Dezembro, 2.º Grande Prémio de Celorico da Beira (org.: C. Mun. Celorico/AA Guarda), 70 participantes de 11 clubes (vários escalões). 15 km masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 1.02.55; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.02.56; 3.º, José Urbano (SL Benfica), 1.04.39 (13 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 48.57; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 55.32; 3.ª, Susana Carvalho (FC Porto), 55.50 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 98 pontos; 2.º, AC Alfenense, 57; 3.º, GD Lourocoop, 39.

ESTATÍSTICA 1997

Recordes nacionais vigentes no final de 1997

Masculinos
Juvenis, 1 hora pista, Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), 13.230 m (Coimbra-M, 17/5/1997)
Sub-23, 5000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 19.21,84 (Maia, 14/5/1997)
Sub-23, 10.000 m, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 40.25,3 (Coimbra-M, 17/5/1997)
Sub-23, 1 hora pista, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 14.891 metros (Coimbra-U, 17/5/1997)
Sub-23, 20 km, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.20.58 (Poděbrady, Rep. Checa, 19/4/1997)
Seniores, 1 hora pista, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 14.891 metros (Coimbra-U, 17/5/1997)
Seniores, 20 km, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.20.58 (Poděbrady, Rep. Checa, 19/4/1997)

Femininos
Seniores, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.00,77 (Atenas, Grécia, 4/8/1997)
Seniores, 20 km, Cristina Almeida (Boavista FC), 1.55.36 (Manchester, Inglaterra, 30/8/1997)

Identificação das imagens: principais eventos nacionais com José Urbano, Sérgio Vieira, João Vieira, Susana Feitor, na liderança, e Acágio Diogo, campeão nacional sub-18. Internacionalmente, a equipa nacional na Taça do Mundo de Marcha em Podebrady (em cima, Luís Dias, treinador nacional, José Pinto, Virgílio Soares, Luís Ribeiro, José Magalhães, José Dias, team leader, Lígia Gonçalves, Jorge Miguel, treinador, e Isilda Gonçalves; em baixo, Sérgio Vieira, António Martinho, massagista, João Vieira, Augusto Cardoso e Pedro Martins; ausentes na foto, Susana Feitor, Sofia Avoila e José Urbano), Susana Feitor com bronze nos europeus Sub-23 (Turku), os representantes portugueses no Europeu de Juniores em Liubliana (Inês Henriques, Vanda Ribeiros, Nuno Pereira e Luís Correia) e no Mundial de Atenas (José Urbano, José Magaçhães e Susana Feitor).