Montagem: O Marchador |
Os Campeonatos da Europa de Veteranos em Estrada (EMACNS), em décima nona edição, que se disputam na ilha portuguesa do Porto Santo, no arquipélago da Região Autónoma da Madeira, já a partir de amanhã (16/5), com a cerimónia de abertura, e até domingo (19/5), com a realização das provas, terão, infelizmente, uma reduzida participação de atletas na disciplina da marcha atlética (96 inscritos), menos de metade face à edição de Grosseto 2022 (210).
Dos inscritos na marcha atlética, 56 são masculinos e 40 femininos, representando 16 países, sensivelmente o mesmo número que em 2022 (17), com a delegação portuguesa a ter o maior contingente, com 20 atletas. Segue-se a França, com 13, e depois a Alemanha e a Itália, com 9 cada.
As provas de marcha atlética, para as quais se produziram 153 inscrições, serão disputadas num circuito de 1 km situado próximo da Praia da Lagoa, nas distâncias de 10 km e 20 km (neste caso em vez dos habituais 30 km para masculinos).
A não existir alteração, o horário das partidas encontra-se previsto da seguinte forma:
17 maio - sexta-feira
11h00 - 10 km femininos, W35+ e 10 km masculinos, M35+
19 maio - domingo
12h00 - 20 km femininos, W35+ e 20 km masculinos, M35+
A equipa de juízes de marcha a atuar no evento é composta por Vasco Guedes (Portugal), que será o Juiz-Chefe, Janusz Krynicki (Polónia), José Ganso (Portugal), Zoe Gini (Grécia), Vesna Babic (Croácia) e Kristina Saltanovic (Lituânia).
Mais uma nota para referir que no processo de avaliação regulamentar dos concorrentes, não se aplica a zona de penalização, como de resto é norma nos eventos sob a égide da EMA ou WMA.
As listas de inscritos com a indicação das provas que os atletas realizam (incluindo as de corrida) estão disponíveis, aqui.