Cartaz do evento. Montagem: O Marchador |
A 8.ª edição do Troféu Jorge Costa em marcha atlética vai ter lugar em Olhão, na Rua Calouste Gulbenkian, no dia de amanhã (sábado) com a realização de provas destinadas a todos os escalões etários, desde os Benjamins até aos Veteranos, num momento de grande afirmação da especialidade na região algarvia, já bem merecedora de acolher um evento de nível internacional, no âmbito da European Athletics ou da World Athletics.
A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Quelfes e da Associação Jogos de Quelfes Portugal, que conta com o apoio do Município de Olhão, das restantes Juntas de Freguesias do Concelho de Olhão e da Associação de Atletismo do Algarve, que faz integrar neste evento os Campeonatos Regionais do Algarve.
As provas serão disputadas num circuito de 1.000 metros, certificado por medidor internacional, o mesmo que serviu de cenário aos Campeonatos Nacionais de 20 km marcha, a 6 de fevereiro de 2022, e que albergará os próximos Nacionais, na nova distância de 15 km (lamentável e tristemente, não tendo havido a decisão de aí se fazerem os tradicionais 20 km, ou mesmo a estafeta mista, ambos eventos olímpicos, de inteira justiça para a patrocinadora da competição, a Câmara Municipal), ainda com os 10 km Sub-20 e Veteranos, estando inscritos até ao momento o expressivo número de 160 atletas (recorde da prova), quase todos eles da região do Algarve, uma das cinco mais importantes do país.
Os Sub-10 (Benjamins A), na distância de 500 metros, partirão às 15h00, marcando o início do evento. A série seguinte de partidas, dez minutos depois, inclui a prova de 1 km para os Sub-12 (Benjamins B). Pelas 15h25 será a vez de partirem os atletas do escalão Sub-14 (Infantis) para a prova dos 2 km. Pelas 15:45 novo tiro de partida, agora destinado aos atletas dos escalões Sub-16 (Iniciados) e Sub-18 (Juvenis) para percorrerem 3 voltas ao circuito. O último tiro está marcado para as 16h15, quando saírem os participantes nas provas de Juniores (Sub-20), Seniores e Veteranos A (35-44 anos) e B (+ 45 anos), na distância de 5 km.
Dos inscritos, a nível nacional, destaca-se a presença, no setor feminino, da algarvia Carolina Costa (Sporting CP), atleta internacional e filha do mentor da iniciativa, Jorge Costa, e no setor masculino, do jovem internacional Pedro Dias (CO Pechão) e, a nível internacional, a irlandesa Kate Veale, campeã europeia Sub-18 (Lille, 2011), 17 vezes campeã da Irlanda, a alemã Bianca Maria Dittrich, a atual campeã germânica dos 35 km marcha, a húngara Anett Torma e o sempre afável e amigo alemão, Alfons Schwarz (69 anos), que competiu nos Europeus de Praga, em 1978, pela então RFA, realizando nos 20 km marcha o tempo de 1:31:18, recorde pessoal.
O olhanense Jorge Costa (cabeça de cartaz), carteiro de profissão e massagista nas horas vagas, que foi marchador de créditos firmados, iniciando-se na especialidade apenas aos 34 anos de idade, ainda bem a tempo de participar nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, isto, nas suas 43 primaveras, pelo meio enriqueceu o currículo internacional com a presença em três Campeonatos do Mundo e dois da Europa, além de várias participações em Taças do Mundo e da Europa, num total de 18 internacionalizações. É obra!!!
Consulte a lista de atletas inscritos no evento e por prova, aqui.