O cartaz do evento de marcha em Modugno, Itália. |
Modugno, na região da Puglia, província de Bari, acolherá, pela primeira vez em Itália, a Estafeta Mista de Marcha Atlética, prova válida para os Jogos Olímpicos de Paris, designada por “Modugno Walk Race” e que terá lugar neste domingo (21/01), uma organização da Câmara Municipal de Modugno e da Dynamyk Fitness Club, com o grande destaque para a presença da dupla Massimo Stano e Antonella Palmisano (atleta do ano em Itália), campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio.
A nova especialidade a introduzir nos Jogos Olímpicos, que bem se espera, possa vir a ser um sucesso, terá uma distância total equivalente à da maratona (42,195 km) com equipas de dois atletas a percorrerem quatro etapas, começando pelo elemento masculino e terminando no elemento feminino na sequência, em Modugno, de 11.195 km, 10 km, 11 km e 10 km, num circuito de 1 km, no centro da cidade, com partida e chegada na Piazza Garibaldi, estando inscritas 19 equipas.
A competição contará igualmente com a participação de duas fortíssimas equipas da China, com destaque para a recordista mundial dos 20 km (1:23:49) e campeã mundial de 2017, Jiayu Yang, Zhenxia Ma (finalista nos Mundiais de Budapeste) e Kaihua Wang (finalista nos Jogos de Tóquio) e de uma da Etiópia, formada por Hana Aragaw Beyene e Gohere Abayneh, requisitos essenciais, a par da medição ter de ser certificada por medidor do painel internacional além, naturalmente, da presença de três juízes de marcha do painel internacional, os recém-integrados no nível Silver da WA, Davide Bandieramonte e Giovanni Molé, e o juiz suíço Frédéric Bianchi, do nível Gold da WA, nomeado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Por outro lado, outros grandes nomes do conjunto italiano, com créditos firmados em eventos internacionais, estarão competindo na estafeta, nomeadamente, as duplas Francesco Fortunato e Valentina Trapletti, Andrea Cosi e Alexandrina Mihai, Riccardo Orsoni e Federica Curiazzi e Andrea Agrusti e Sara Vitiello (a Itália pretende apresentar-se em Antália com 3 equipas), bem como os jovens Giulia Gabriele (prata no Europeu de Sub-20), Giuseppe Disabato (bronze no Europeu de Sub-20) e Diego Giampaolo (medalha de ouro nos Europeus de Seleções de Marcha de Podebrady - Sub-20).
A prova de estafeta mista vai iniciar-se às 9:45 horas, horário escolhido de modo a proporcionar aos atletas uma temperatura ideal ou próxima disso, tendo-se um especial cuidado nos intervalos, estimados em cerca de 40 minutos, onde os atletas permanecerão numa área isolada com acesso a massagens e alimentação, mantendo os músculos ativos, sob supervisão da equipa de fisioterapeutas e médicos da FIDAL. A anteceder à estafeta, terá lugar uma prova de 10 km, às 8:30 horas, destinada a atletas Sub-18 e Sub-20, prova de qualificação para o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, que terá lugar a 21 de abril, na cidade turca de Antália.
Note-se que este evento está a ser preparado pela federação italiana a tempo e horas, com os primeiros testes a terem lugar em dezembro, em Castelporziano e que contaram com a presença de especialistas da FIDAL em colaboração com o Instituto de Medicina e Ciência Desportiva e com o foco direcionado para a recuperação física dos atletas no intervalo das etapas.
Na véspera do evento terá lugar um seminário técnico subordinado a aspetos de “resistência”, pela equipa de avaliação da FIDAL. Na conferência, moderada por Antonio La Torre, Diretor-técnico da FIDAL, intervirão, também, o Dr. Stefano Righetti, o Prof. Stefano Serranò e Gaspare Pavei.
Fonte: FIDAL e Vincenzo Trentadue/Dynamyk Fitness