María José Poves em Pamplona, Espanha. Foto: fb Aurora Pérez |
A notícia já tem algum tempo mas ainda assim merece ser partilhada uma vez que se relaciona com a queda do recorde da Europa de 5.000 metros marcha em pista ao ar livre, na categoria W45-49 anos, em Pamplona, em meados de julho passado.
Com efeito, e segundo a Real Federação Espanhola de Atletismo, a olímpica María José Poves, que este ano completou 45 anos de idade, a representar Aragão no Campeonato de Espanha por Federações realizado na pista de Pamplona (15/7), obteve então a marca de 23:32.47 que constitui um novo recorde da Europa na sua faixa etária (sujeito a ratificação).
Poves suplanta assim o anterior registo de 23:34.16 que a sua compatriota Maria José Guardiola tinha conseguido em 15 de abril do corrente ano, por sinal na mesma pista, a contar para uma fase do Campeonato de Espanha de Clubes, Divisão de Honra.
Recorde-se que em 2014, María José Poves, quando na categoria W35 e a competir nos Campeonatos de Espanha de Veteranos em pista coberta, na sua cidade natal de Saragoça (9 de março), estabeleceu um novo recorde mundial (que ainda vigora) nos 3.000 metros marcha, com 12:23.46.
Fonte: RFEA