Imagens: World Athletics. Montagem: O Marchador |
O marchador espanhol Diego García Carrera, vice-campeão europeu dos 20 km marcha em 2018 e medalha de bronze nesta mesma distância nos Europeus de 2022, foi um dos seis novos desportistas eleitos nesta última sexta-feira (25/08) para a Comissão de Atletas da WA para o período compreendido de 2023 a 2027, votação que ocorreu por ocasião dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que tiveram lugar em Budapeste.
Além de Diego García, passam a integrar o referido órgão Dame Valerie Adams, da Nova Zelândia, Renaud Lavillenie, da França, Aisha Praugh-Leer, da Jamaica, Jasmine Todd, dos EUA, e Adam Gemili, da Grã-Bretanha, juntando-se aos que foram eleitos em 2022, nomeadamente, o também marchador Toshikazu Yamanishi, do Japão (campeão mundial em 2019 e 2022 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio), Ivet Lalova-Collio, da Bulgária, Anna Ryzhykova, da Ucrânia, Lea Sprunger, da Suíça, Lisanne de Witte, dos Países Baixos, e Matthew Hughes, do Canadá.
Outros 6 membros serão nomeados pelo Conselho da World Athletics no decorrer do próximo mês de setembro de modo a completar o número de 18 elementos. Posteriormente a Comissão de Atletas escolherá o presidente e vice-presidente do referido órgão, sendo que o presidente e um outro membro da Comissão (um homem e uma mulher) terão assento com direito a voto no Conselho Executivo da WA.
Todos os atletas participantes nos Mundiais de Budapeste (mais de 2.000) tiveram direito a votar nestas eleições, pela primeira vez realizadas utilizando-se os meios eletrónicos (dispositivos portáteis) em substituição dos habituais impressos em papel.
Fonte: WA