domingo, 5 de setembro de 2021

World Athletics lança o «Race Walking Tour» a partir de 1 dezembro

Montagem: O Marchador

Aprovado pelo Conselho da World Athletics (WA) no passado dia 29 de julho, arranca a partir de 1 de dezembro próximo o «Race Walking Tour», um projeto que chega finalmente à disciplina da marcha atlética e que proporciona diferentes níveis competitivos (Gold-Silver-Bronze) aos atletas tendo por base, entre outros aspetos, o orçamento global, os prémios monetários em disputa e a qualidade organizativa das competições.

Para que as competições possam vir a integrar o «Tour», os organizadores deverão submeter as candidaturas em formulário próprio e em data a definir pela WA/Areas, cabendo a esta(s) entidade(s) a seleção do nível adequado para cada um dos eventos e posterior avaliação após a realização dos mesmos.

A exemplo do que anteriormente acontecia com o Challenge, são vários os aspetos exigidos e em avaliação para que os eventos integrem o projeto, nomeadamente, a tradição e prestígio, a qualidade do percurso, a cobertura televisiva/via internet, a qualidade e quantidade dos participantes internacionais, o orçamento global do evento (inclui prémios e serviços prestados aos atletas), a implementação dos controlos anti-doping, o respeito pelo cumprimento das regras e regulamentos e a boa condução técnica da competição, sendo que para este último aspeto será nomeado um delegado-técnico.

Igualmente será tido em conta um número de juízes internacionais de marcha (painéis WA ou Area) a avaliar a progressão dos concorrentes bem como a medição do percurso por um membro do Painel de Medidores da WA/AIMS.

Finalmente, a World Athletics elaborará uma classificação global e anual (1 dez. a 30 nov.) do «Race Walking Tour» premiando os melhores 8 atletas masculinos e femininos com um total de 80 000 USD para cada um dos géneros (1.º, 25 000 USD; 2.º, 15 000 USD; 3.º, 10 000 USD), isto com base nas pontuações do World Rankings, em que o nível «Gold» corresponde à categoria A, o «Silver» à B e o «Bronze» à C.

Aguarda-se pelo calendário de competições e os respetivos níveis que venham a ser atribuídos pela WA/Areas. Entretanto, os organizadores que estejam interessados em ter os seus eventos incluídos no «Race Walking Tour» devem contactar a World Athletics via email para competition@worldathletics.org.

A regulamentação completa (em língua inglesa), datada de 11 de agosto, pode ser consultada no «site» da World Athletics em «Library», «Constitution & Book of Rules», «Book C: Competition» e «C1.7 - Race Walking Tour Regulations». Temporariamente fica igualmente disponível na secção “Docs” ao cimo da página do blogue «O Marchador».