sábado, 4 de setembro de 2021

Challenge Facoetti-Dahm, em Montreuil, Paris, a 19 de setembro de 2021

Imagens: CA Montreuil 93. Montagem: O Marchador

Montreuil, cidade dos arredores de Paris vai assistir à realização, a 19 do corrente mês de setembro, um domingo, do Challenge Facoetti-Dahm, uma competição internacional de marcha atlética, que pela primeira vez integra o circuito da “European Athletics Race Walking Permit Meeting”, o quarto evento europeu depois de Dudince, Podebrady e Alytus.

A competição será realizada na distância de 20 quilómetros (10 km para os atletas da categoria Sub-20), destinada a ambos os sexos e com a partida a ser dada pelas 9:30 horas da manhã, com início e chegada na pista do Estádio Jean-Delbert, no Complexo Desportivo dos “Grands Pêchers”, com os atletas a percorrerem as primeiras duas voltas e meia (1.000 metros) na pista e os restantes num circuito de um quilómetro à volta do estádio.

É importante referir que este evento constituirá a primeira janela de oportunidade, após os Jogos Olímpicos de Tóquio, para quem pretenda assegurar as marcas de qualificação ou um bom posicionamento no ranking da World Athletics com vista aos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que terão lugar em julho do próximo ano, na cidade norte-americana de Eugene, em Oregon.

Nesse sentido, e seguindo as regras estabelecidas pelo máximo organismo do atletismo mundial, com vista à validação dos resultados para Eugene, a medição do circuito foi assegurada por um membro do Painel de Medidores de Provas de Estrada da WA/AIMS, estando assegurada a atuação de três juízes internacionais, Emmanuel Tardi, de França, José Dias, de Portugal, e Martin Skarba, da Eslováquia, a par dos principais juízes do painel gaulês de especialistas, Maryse Breton (juiz-chefe), Daniel Thorel, Alexis Auger e Patrick Legentil.

É curiosa a história do nascimento desta prova de marcha, a mais antiga das que são levadas a efeito em solo francês, organizada pelo Club Athlétique de Montreuil 93. Em meados dos anos 50, os atletas e diretores do clube organizador tinham por hábito encontrarem-se numa cafetaria localizada perto do Estádio, na Boulevard Théophile Suer, normalmente combinando reuniões, após os treinos.

Ora, o dono do estabelecimento, Angelo Facoetti, questionava insistentemente Jean-Dahm para que este realizasse no seu bairro uma prova de marcha, tendo um dia comprado um troféu e exposto na vitrina do seu Café, esperando que a sua tão ansiada competição visse a luz do dia. Infelizmente Facoetti faleceu prematura e repentinamente no ano de 1958.

É assim que os dirigentes do CA Montreuil 93, incentivados pelo então jovem Jean-Pierre Facoetti, filho de Angelo, decidiram pôr mãos à obra, e em sua memória organizarem a primeira edição da competição, que teve lugar a 12 de abril de 1959 e que contou com a presença de 38 participantes, incluindo duas mulheres, 14 do clube organizador.

Em 1965 o evento ganhou cariz internacional e desde aí já competiram marchadores de 20 países, estando inscritos para a edição do corrente ano, e até ao momento, atletas de Itália, Ucrânia, Espanha, Noruega, Rússia/ANA e das Ilhas Maurícias.

De referir que a prova consagra a figura de Jean Dahm, o grande promotor e dinamizador do evento, falecido em 2016, atribuindo o “Troféu Jean Dahm”, que premeia a melhor Liga Regional da Federação Francesa de Atletismo (FFA), mediante os resultados obtidos pelos três melhores representantes de cada Liga. Dahm teve um relevante papel no contexto internacional da especialidade- Integrou o Comité de Marcha da IAAF entre 1991 e 1999 e foi juiz internacional de marcha, integrando o jurado dos Mundiais de Roma (1987) e Tóquio (1991) e foi formador e examinador de juízes especialistas internacionais, em particular naqueles que constituíram a rampa de lançamento da certificação no âmbito da IAAF/WA, em Dudince e Laval, ambos no ano de 1998.

É também por isso, honrando a memória do pai e do próprio historial do evento, que Jean-Pierre Dahm, o distinto juiz internacional de marcha, olímpico em Pequim, Rio de Janeiro e Tóquio, assume neste evento as funções de Diretor da Competição. O Delegado da Associação Europeia de Atletismo é outro bem conhecido juiz internacional, o suíço Frédéric Bianchi, juiz-chefe nos Jogos de Pequim e Tóquio.