quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

No aniversário de Ivo da Silva

Ivo da Silva. Fotos: Blumarxa. Montagem: O Marchador

Hoje é dia de assinalarmos o aniversário de Ivo da Silva, que completa 69 primaveras, motivo pelo qual a equipa do blogue “O Marchador” envia-lhe um abraço de parabéns, desejando-lhe muita saúde e felicidades. 

Ivo da Silva, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no período de 1978 a 2010, tendo uma ligação ao atletismo, e ao cargo de treinador de marcha, com uma paixão, dedicação e competência, que realmente é de elogiar, tudo isto ao longo de 48 anos, 43 em Blumenau. 

Apesar da marcha atlética no Brasil ter surgido em 1937, com provas realizadas em Porto Alegre, foi apenas no início dos anos oitenta que a especialidade começa a dar os seus primeiros passos no Estado de Santa Catarina. E é o próprio Ivo da Silva, o pai da marcha em SC, que numa entrevista dada há alguns anos a um órgão de comunicação social (Revista «Exame»), quem conta como tudo aconteceu. 

“No início dos anos 80, eu via que Santa Catarina deixava de conquistar medalhas na marcha nos campeonatos nacionais de atletismo porque não tínhamos atletas na modalidade. Foi aí que comecei a sugerir ao presidente da Federação Catarinense de Atletismo que implantássemos a marcha nas competições do estado.” 

Quando foi colocada a questão sobre quem iria assumir a responsabilidade técnica pela formação de especialistas no Estado de Santa Catarina, nenhum dos treinadores se disponibilizou com exceção do Prof. Ivo da Silva que apesar de não ter conhecimentos da especialidade, aceitou o desafio, acabando por figurar como o protagonista na história da especialidade em Santa Catarina e no Brasil, dando até destaque à marcha atlética nas aulas de atletismo que lecionava na Universidade. 

O trabalho de Ivo deu os seus primeiros frutos com o aparecimento de um grande nome da marcha no Brasil – Sérgio Galdino, que participou em 3 Jogos Olímpicos e obteve um 6.º lugar nos Mundiais de Atletismo de 1993. Os também olímpicos Jonathan Riekmann e Moacir Zimmermann treinaram com Ivo por várias temporadas. Vários outros atletas lhe têm passado pelas mãos. 

Um dos que Ivo treina é o jovem Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU), de Blumenau, grande promessa da marcha atlética brasileira e que no mês passado foi segundo classificado na prova de 20.000 m do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em São Paulo (apenas atrás de Caio Bonfim), com 1:23:57.50 e que é internacional e tetracampeão brasileiro sub-20, tendo já estabelecido vários recordes nacionais, nomeadamente nos escalões jovens. 

Feliz Aniversário!