sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Érica Sena sonha com uma medalha nos Jogos Olímpicos

Érica Sena. Foto: Wagner Carmo/CBAt

A pernambucana Érica Sena, a melhor marchadora brasileira de todos os tempos, em declarações recentemente produzidas no site da Confederação Brasileira de Atletismo e que, com a devida vénia, reproduzimos, referiu que “estou muito focada na minha preparação. Estou fazendo a minha parte que é treinar e me dedicar. Agora é só esperar a confirmação de competições do Circuito Mundial”.

Vivendo em Cuenca, no Equador, é treinada pelo seu marido, Andrés Chocho, recordista sul-americano dos 50 km marcha. Detentora de um recorde pessoal de 1:26:59 (melhor marca brasileira de todos os tempos), já por quatro vezes realizou marcas abaixo da marca mínima de qualificação direta exigida pela World Athletics para estar presente nos Jogos Olímpicos, que é de 1:31:00.

Érica Sena, que por largos meses se viu muito limitada na sua preparação, atentas as muito restritivas condições impostas pelas autoridades de saúde do Equador devido à pandemia, participou em setembro/outubro num estágio em Portugal, ao abrigo de um programa ministrado pelo Comité Olímpico do Brasil, denominado “Camping Internacional Caixa - Missão Europa”, primeiro em Rio Maior, seguindo-se a participação nos 20 km do Grande Prémio de Podebrady (1:29:14), depois em Monte Gordo, no Algarve.

Para a campeoníssima atleta brasileira, o objetivo principal centra-se agora na difícil tarefa de aproveitar oportunidades para competir ao mais alto nível internacional este ano, nomeadamente em provas do Circuito Mundial da World Athletics, onde possui um excelente registo, com vitória em 2017, 2.ª em 2018 e 3.ª em 2019.

Estou conseguindo treinar por aqui na medida do possível. Os meus planos são competir as provas do circuito mundial, mas ainda não sabemos se vão ser realizadas. A primeira etapa, que seria na China, já foi retirada do calendário. A segunda está marcada para Portugal, mas já recebi notícias que será adiada. Continua bem complicado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBAt