domingo, 3 de janeiro de 2021

Juízes portugueses com nomeações internacionais em 2021

Montagem: O Marchador

São já conhecidas as nomeações da World Athletics (WA) e da Associação Europeia de Atletismo (EA) para as principais competições de atletismo do calendário mundial e europeu deste ano de 2021 e que contemplam a indicação de vários oficiais portugueses, entre os quais os que exercerão funções na área da marcha atlética, que aqui destacamos. 

Em 2020, devido à situação pandémica vivida no mundo inteiro, a maior parte das competições foram anuladas ou adiadas a partir do mês de março, entre as quais, os Jogos Olímpicos de Tóquio, reagendados para este ano, e o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, remarcado para 2022. 

Para os Jogos Olímpicos, José Dias recebeu a sua quarta nomeação, depois de já ter atuado nos Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Rio de Janeiro 2016. Em fevereiro do ano passado atuou em Antalya, nos Campeonatos Nacionais da Turquia, prevendo-se que este ano possa ajuizar em outras competições, nomeadamente, nos continentes europeu e asiático. 

Para o Mundial de Marcha, que estava em 2020 marcado para a cidade de Minsk, na Bielorrússia, Vasco Guedes foi nomeado para esse evento pela World Athletics, naquela que seria a sua estreia, de momento adiada, em competições internacionais desta natureza, depois da sua certificação para o Painel da WA, em 2018. 

Para o Campeonato da Europa de Seleções de Marcha, agendado para maio, em Podebrady, na República Checa, José Ganso é um dos juízes internacionais de marcha nomeados para o evento. Em fevereiro de 2020 atuou nos Campeonatos da Índia, que tiveram lugar em Ranchi, capital do Estado de Jharkhand. 

Ainda para o mesmo evento, Luís Dias foi designado pela Associação Europeia de Atletismo para seu Delegado Técnico, função que exercerá pela terceira vez num Europeu de Seleções de Marcha, depois das edições de 2005 (Miscolk, Hungria) e de 2017 (Podebrady). Em outubro passado, foi o Delegado Técnico da EA no Grande Prémio de Podebrady, prova integrada no circuito europeu da especialidade. 

Para os Europeus Sub-20 (juniores), que decorrerão em julho deste ano, em Tallinn, capital da Estónia, Joaquim Graça atuará nas provas de marcha. Relembre-se que nos Mundiais de Londres, em 2017, foi um dos juízes internacionais de marcha do evento. 

Já quanto aos Europeus Sub-18 (juvenis), que terão lugar na cidade de Bergen, na Noruega, Eduardo Gonçalves recebeu a sua primeira nomeação após a sua reentrada no Painel da EA, em 2019, que integrara-o de 2001 a 2005. 

Parabéns a todos eles!