Ileana Salvador. Fotos no fb da própria. Montagem: O Marchador |
No dia de hoje assinalamos o 59.º aniversário da antiga atleta internacional italiana, Ileana Salvador, nascida em Noale, na região de Vêneto, província de Veneza, mas desde 1996 a viver em Estocolmo, na Suécia.
Ileana Salvador destacou-se internacionalmente na marcha atlética numa época em que a principal distância no setor feminino era a dos 10 quilómetros e se incluíam provas da especialidade em Europeus e Mundiais indoor, e em que as mulheres começavam a ter assento nos Jogos Olímpicos, marcando presença nos primeiros com a marcha feminina, em 1992, em Barcelona.
Conquistou 10 medalhas em grandes eventos internacionais com destaque para as obtidas nos 10 km marcha dos Mundiais de Atletismo de 1993, em Estugarda (medalha de prata) e as dos 3.000 metros marcha dos Mundiais de Pista Coberta de 1989, 1991 e 1993, todas de bronze, sem esquecer a medalha de bronze obtida nos Europeus de Atletismo de Split, em 1990.
Representou a seleção do seu país por 29 vezes, tendo conquistado 15 títulos nacionais. Recordamos de a ver competir em Portugal, no ano de 1997, por ocasião do Grande Prémio Internacional de Rio Maior, realizado a 22 de março daquele ano, onde foi segunda classificada na prova dos 10 km, atrás de Susana Feitor.
Tanti auguri, Ileana!