sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Yohann Diniz e Matej Toth em defesa da marcha atlética (20 km e 50 km)

Yohann Diniz e Matej Toth. Fotos dos próprios
Montagem: O Marchador

O francês Yohann Diniz, campeão e recordista mundial, e o eslovaco Matej Toth, campeão olímpico, são os principais rostos de um movimento internacional em pról da disciplina da marcha atlética, e particularmente das suas tradicionais distâncias de 20 km e 50 km, designado por «SAVE THE RACE WALKING».

O movimento criado pelo «site» Lamarcia.com, coordenado pelo italiano Stefano La Sorda, pretende evitar que na reunião de 10/11 de março o Conselho da IAAF vote a favor das recomendações do seu Comité de Marcha no sentido da redução das referidas distâncias para 10 km e 30 km (ver peça no «O Marchador», aqui).

Diniz menciona a necessidade de desenvolvimento da disciplina mas sem a descaracterizar, referindo que a maioria dos marchadores se opõe à redução das distâncias. Toth compreende a necessidade da disciplina se adaptar às novas tendências mas que a solução não passa pela redução das distâncias, algo que não atrairá novos espetadores.

Um artigo sobre o tema pode ser encontrado no referido «site» [aqui] e uma página de facebook (LaMarcia.com - Weareracewalking.com) incentiva os defensores dos 20 km e 50 km a publicarem fotos de apoio à causa em ‪#‎SAVETHERACEWALKING.

De entre várias tomadas de posição a favor da manutenção das atuais distâncias, de notar a incluída na publicação australiana «HEEL AND TOE ONLINE», órgão oficial do Victorian Race Walking Club, através da «newsletter» do passado dia 5 de fevereiro [aqui].