sábado, 9 de fevereiro de 2019

El Vendrell vai acolher os 87.os Campeonatos de Espanha de 50 km marcha

O cartaz do evento. Montagem: O Marchador

No próximo domingo, 10 de fevereiro, El Vendrell (Tarragona), vai assistir à realização dos 87.os Campeonatos de Espanha de 50 km marcha (masculinos e femininos) a que se juntam a disputa dos Campeonatos Autonómicos nas categorias Sub-16 (5 km) e Sub-18 (10 km), e os de Veteranos (24.ª edição), estes nas distâncias de 20 km masculinos e 10 km femininos, numa organização da Federação Catalã de Atletismo, por delegação da Real Federação Espanhola de Atletismo, e envolvimento local da Câmara Municipal e do Club Runners Vendrell, com uma presença estimada de mais de duas centenas de marchadores.

Com um longo caminho percorrido na distância mais longa do programa olímpico, nomeadamente nos homens com o triunfo de Alberto Charlot, em 1922, este ano para a competição masculina estão inscritos nada menos de 26 atletas, entre os quais se destacam aqui as figuras de Marc Tur, o campeão em título, Jesús Ángel García Bragado, uma “bandeira” da especialidade nos seus quase 50 anos de idade, com prestações de primeiríssimo plano nas mais importantes competições internacionais (campeão mundial em 1993), e Miguel Ángel López, campeão mundial dos 20 km marcha (Pequim’2015).

Nas mulheres (14 inscritas) há a registar a presença da recordista nacional, Julia Takacs, com 4:13:04, medalha de bronze nos Europeus de Berlim de 2018. Defenderá o título espanhol, obtido na estreia da distância no setor feminino, no ano passado, na cidade valenciana de Burjassot.

O evento servirá para uma última observação do Selecionador Nacional, Santiago Perez, com vista à Taça da Europa de Marcha, que terá lugar em Alytus (Lituânia), no próximo mês de maio. No setor masculino, José Ignacio Díaz, por se ter classificado nos 10 primeiros lugares nos Europeus de Berlim, encontra-se pré-selecionado, bem como, pelos mesmos motivos e no setor feminino, Julia Takacs, Ainhoa Pinedo e Mar Juárez.

As listas de inscritos podem ser consultadas, a das categorias de «menores» [aqui], dos campeonatos de 50 km e autonómicos [aqui] e de masters [aqui].