domingo, 16 de dezembro de 2018

Painel Europeu de Juízes de Marcha anunciado para 2019-2022

Participantes na certificação de Alcobendas em setembro passado.
Foto: Associação Europeia de Atletismo.
Montagem: O Marchador

A Associação Europeia de Atletismo deu a conhecer a constituição do Painel Europeu de Juízes de Marcha para o período de 2019 a 2022, em função dos resultados obtidos pelas cerca de quatro dezenas de juízes que participaram em setembro na certificação de Alcobendas, na região de Madrid, Espanha.

São 23 os Juízes Internacionais que constituem o novo painel de especialistas da Associação Europeia, provenientes de 16 países, numa equipa absolutamente renovada, permanecendo do anterior painel apenas 10 juízes.

Da certificação de Alcobendas há ainda a registar a entrada no painel de 10 novos membros, dois espanhóis: Guillermo Sandino e Luis Escudero, uma finlandesa: Jenni Lahtinen, um francês: Emmanuel Tardi, um alemão: Killian Wenzel, um irlandês: David Kidd, uma israelita: Anna Veselova, um turco: Gaye Bekler, o português Eduardo Gonçalves, que regressa ao painel europeu após ausência de 13 anos, e o dinamarquês Bent Bundgaard, que retoma o lugar após interregno de quatro anos.

A estes 23 nomes do painel europeu (nível II da IAAF), juntam-se outros 14 que nos exames realizados em Londres, no primeiro fim-de-semana de novembro, mantiveram-se ou acederam ao Painel Internacional de nível III da IAAF. Nos dois painéis internacionais, há a registar a forte presença de juízes espanhóis (6) e portugueses (5) entre os 18 países representados.

A primeira certificação para o painel internacional de área teve lugar em Moscovo, em 1999, com a presença dos portugueses Ana Toureiro e José Ganso. Muito brevemente a Associação Europeia de Atletismo designará os Juízes Internacionais de Marcha para os seus eventos, a começar pelos que se realizam já no próximo ano: a Taça da Europa de Marcha, em Alytus (Lituânia), a 19 de maio, os Sub-23, em Gävle (Suécia), de 11 a 14 de julho, e os Sub-20, em Boras (Suécia), de 18 a 21 de julho.

Eis a constituição do novo Painel Internacional de Juízes de Marcha de Área (Nível II da IAAF):

Alexandru Stefan (Roménia)
Alicia Ruano (Espanha)
Anna Veselova (Israel)
Bent Bundgaard (Dinamarca)
David Kidd (Irlanda)
Eduardo Gonçalves (Portugal)
Emmanuel Tardi (França)
Gaye Bekler (Turquia)
Guillermo Sandrino (Espanha)
Inge-Marie Schöler (Dinamarca)
Janusz Krynicki (Polónia)
Jenni Lahtinen (Finlândia)
Jens Grünberg (Alemanha)
Joaquim Graça (Portugal)
José Ganso (Portugal)
Killian Wenzel (Alemanha)
Luis Maroto (Espanha)
Mara Baleani (Itália)
Martin Skarba (Eslováquia)
Noel Carmody (Grã-Bretanha)
Orsolya Gruber (Hungria)
Zuzana Costin (Eslováquia)
Vesna Repic (Sérvia)