sábado, 15 de dezembro de 2018

Camp. Nacional de 10 km marcha da ANAV envolto em polémica

Imagens: ANAV e Pinterest. Montagem: O Marchador

Contrariando uma prática habitual que se revelava aglutinadora de vontades (e recursos) e contribuía para uma boa adesão de marchadores veteranos no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, na versão «curta», sobre 10 km, a ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano) decidiu marcar o evento para o próximo dia 16 de Dezembro (domingo), em Leiria, por ocasião de campeonatos distritais de marcha (Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco) que se juntam num formato «challenge».

O anúncio tardio (a pouco mais de 15 dias da competição, e ainda a menos dias da data limite de inscrições) colheu de surpresa a maioria dos atletas, treinadores e seus clubes, que, por não terem informação atempada e contrária ao procedimento usual, perspetivaram a participação na data designada pela Federação Portuguesa de Atletismo para o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada (20 km), abrangendo atletas sub-18 até veteranos, ou seja, 9 de Março de 2019.

Acresce o facto da data indicada pela ANAV para um campeonato dito «Nacional» causar transtornos vários pela colisão com atividades distritais e outras que envolvem os clubes com os potenciais atletas participantes, como é o caso, por exemplo, da Associação de Atletismo do Algarve, com os Regionais Absolutos de Inverno, com marcha no programa.

Algo que a ANAV, uma entidade que deveria ser representativa dos atletas veteranos e dos seus clubes, não quis levar em linha de conta, preferindo optar por supostos interesses pessoais do organizador do «challenge de Leiria» em prejuízo do interesse nacional e da melhor solução de data para os marchadores veteranos.

Em consequência disso, é bem elucidativa a diferença de menos 27 atletas, na comparação do número de atletas inscritos para domingo em Leiria, que são 19 (em 13/12), contra os participantes, que foram 46, na edição do Campeonato Nacional de Marcha em Quarteira de 4/2/2018.

Entretanto, e dando um tiro no seu próprio pé, a ANAV vem agora marcar (e bem) o seu Campeonato Nacional de Marcha «Longa» (20 km) para Porto de Mós (13/1/2019), por ocasião do Campeonato Nacional de Marcha de 35 km e 50 km sob a égide da Federação Portuguesa de Atletismo!

Por outro lado, note-se que os 10 km masculinos que a ANAV anuncia como campeonato nacional «curto» revela incoerência regulamentar pois essa prova não integra o programa do evento em Leiria, indicada que está uma prova de 15 km «Masters»!

Consulte o regulamento do campeonato da ANAV [aqui] e a lista de veteranos inscritos [aqui].