sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Indonésia recebe Jogos Asiáticos

Imagens: LOC. Montagem: O Marchador

Iniciam-se hoje e prosseguem até 2 de setembro os 18.os Jogos Asiáticos, para o continente da Ásia a maior competição multidesportiva depois dos Jogos Olímpicos, contando com a participação de cerca de 11.000 atletas e treinadores de 45 países e territórios, envolvendo 40 modalidades desportivas.

O evento, que tem lugar em Jacarta e Palembang, cidade no sul da ilha de Sumatra, realiza-se a cada quatro anos. Inicialmente entregue ao Vietname, este país, no entanto, acabaria por declinar a sua realização por não conseguir arcar com os custos da organização.

É a segunda vez que a capital da Indonésia recebe os Jogos, depois de os acolher em 1962. A primeira edição teve lugar em Nova Deli, na Índia, em 1951. Entretanto, já estão marcados os Jogos de 2022. Decorrerão na cidade chinesa de Hangzhou, no mesmo ano em que Pequim acolherá os Jogos Olímpicos de Inverno.

O atletismo entrará em cena de 25 a 30 deste mês com todas as disciplinas do programa olímpico, entre as quais as provas de marcha de 20 km (masculinos e femininos) e dos 50 km (masculinos e femininos), todas a realizarem-se num circuito em estrada, sob coordenação do juiz internacional de marcha indonésio, Malo Sardjito, e a medição a cargo de outro juiz internacional da especialidade, Wang Tak Fung, de Hong-Kong, do painel de medidores internacionais.

Nos 20 km femininos, dominados pelas chinesas desde que a competição foi introduzida nos Jogos, com vitórias em todas as quatro edições (2002-2014), Hong Liu, campeã olímpica em 2016, é a única atleta vencedora por duas ocasiões (2006 e 2010).

Nos 20 km masculinos, os atletas chineses têm predominado com títulos em sete das dez edições e o maior número de medalhas (15) na competição. Representantes da Índia (1978 e 1982) e do Cazaquistão (2002) venceram as outras edições. Zhen Wang (China), que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), venceu a última edição dos Jogos nesta distância.

Nos 50 km masculinos, o Japão é o único país que obteve medalhas em todas as sete edições dos Jogos. Bakhtawar Singh, da India, foi o primeiro atleta a vencer a prova, na edição inaugural de 1951, com o tempo de 5:44:08, duas horas mais lento que o recorde da prova, obtido pelo japonês Takayuki Tanii na edição sul-coreana de Incheon (2014), com 3:40:19. De assinalar que nesta prova apenas três atletas se podem orgulhar de conquistar mais que uma medalha: Sergey Korepanov (Cazaquistão), Tadahiro Kosaka (Japão) e Fumio Imamura (Japão), este o atual coordenador técnico da federação nipónica de atletismo para o setor da marcha atlética.