quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A medalha de ouro de Susana Feitor nos mundiais Sub-20 foi há 28 anos!

Susana Feitor nos seus primeiros tempos de atleta internacional.
Foto (arquivo): Região de Rio Maior
Montagem: O Marchador

A 12 de agosto de 1990, Susana Feitor, uma das figuras mais marcantes do atletismo português, conquistou a única medalha de ouro até agora conseguida por Portugal em campeonatos mundiais de Sub-20 (juniores). A proeza foi alcançada na prova dos 5.000 metros marcha (pista) na cidade de Plovdiv, na Bulgária.

Nasceu em Alcobertas, Rio Maior, a 28 de janeiro de 1975 e iniciou-se no atletismo aos 12 anos de idade, pelas mãos de Jorge Miguel. Convocada pela Associação de Atletismo de Santarém para participar num Interassociações, na prova de 3.000 metros marcha, dada a falta de marchadores, faria os mínimos para os Nacionais de Juvenis e nestes os mínimos para os Nacionais de Juniores onde, quase sem treinar marcha, subia ao terceiro lugar do pódio. Estava dado o mote para uma carreira fulgurante e auspiciosa na marcha atlética.

Ainda integrada no escalão de Iniciadas, a jovem atleta ribatejana sagra-se campeã nacional de juvenis (3.000m) com 14.00,19, um grande resultado na ocasião e, pouco tempo depois, alcança o título nacional de juniores com recorde nacional absoluto nos 5.000 metros marcha, em 23.57,17, obtendo mínimos para o Europeu de Juniores, em Varazdin, na então Jugoslávia, hoje Croácia.

A autorização por parte do corpo técnico da FPA da altura para a Susana Feitor poder ir aos europeus de juniores, revelou-se extremamente difícil, como é referido pelo seu treinador num documento elaborado por ocasião do IV Encontro Nacional de Treinadores de Marcha, realizado em Lisboa, no ano de 1997:

“…A Federação não queria convocar a Susana para esta competição por ser muito nova, mas os protestos de Jorge Miguel e uma exposição enviada à Federação pelo Clube Português de Marcha Atlética levaram a FPA a alterar a posição inicial.” Com apenas 14 anos de idade, classificou-se nesses Europeus em 6.º lugar com um novo recorde nacional absoluto de 23.29,43 aos 5.000 metros marcha, ganhando experiência internacional para o ano que se seguiria.

Em 1990 bateu recordes atrás de recordes e terminou a época como campeã mundial de juniores na prova dos 5.000 m marcha de Plovdiv, com um tempo de 21.44,30 que constituiu recorde dos campeonatos, vindo a ser eleita pela comunicação social como a Revelação do Ano do Desporto Nacional. O êxito teve enorme repercussão entre as gentes de Rio Maior e incentivou outros jovens à prática da especialidade casos, entre outros, de Inês Henriques, Vera Santos e os irmãos Vieira, que atingiram notoriedade internacional. Mais tarde, a autarquia construiria aquele que é hoje um dos pontos de referência da cidade - o Complexo Desportivo de Rio Maior.

Já na categoria sénior a atleta rio-maiorense registou vários outros grandes momentos para a especialidade, em particular, e para o atletismo, em geral, com duas prestações individuais de alto nível: a sua primeira medalha em grandes competições internacionais absolutas – os Campeonatos Europeus de Atletismo, em Budapeste (1998), com a medalha de bronze na prova dos 10 km marcha, e os Campeonatos Mundiais de Atletismo de Helsínquia, em 2005, também com a medalha de bronze, nestes completando-se 13 anos no dia de ontem.