sexta-feira, 6 de abril de 2018

Jogos da Commonwealth já decorrem em Gold Coast (Austrália)

A abertura dos Jogos da Commonwealth em Gold Coast.
Fotos: Getty Images e IG Dane-Bird Smith
Montagem: O Marchador

Os Jogos da Commonwealth, também denominados «Jogos da Amizade», um evento multi-nacional e multi-desportivo, decorrem já em Gold Coast, Queensland, Austrália (4 a 15 de Abril), este ano mais cedo que o habitual, sucedendo e à edição de 2014 em Glasgow, Escócia.

De entre os vários desportos olímpicos que compõem o programa, o atletismo é um deles e de caráter obrigatório, existindo ainda outros considerados típicos dos países membros da Commonwealth. Em Gold Coast realizam-se 275 provas de 19 desportos, participadas por mais de 5.000 atletas, oriundos de 71 países e territórios dos 5 continentes.

O atletismo inicia-se no próximo domingo, dia 8, e logo com as provas de marcha, que voltam ao programa do evento depois de terem sido retiradas em Glasgow-2014. Acontecerá num circuito de 1 km em Currumbin Beachfront, com os 20 km masculinos agendados para as 7 horas da manhã, e a mesma distância para os femininos às 9.15 horas (horas locais). Não há prova de 50 km, esta realizada pela última vez em Melbourne-2006.

A abertura oficial dos 21.os Jogos da Commonwealth teve lugar no Estádio Carrara, dia 4, com uma bela e colorida cerimónia, que teve grande foco na cultura indígena da Austrália.