sexta-feira, 6 de abril de 2018

86.º Grande Prémio e «EA Permit Meeting» em Podebrady, este sábado

Em 2017, Christopher Linke a vencer (1.18.59) e Anezka Drahotova,
atleta da «casa». Fotos: RW Pictures/Philipp Pohle
Montagem: O Marchador

Vai ter lugar, este sábado (7 Abril), mais uma edição, a 86.ª do consagrado Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Podebrady, na República Checa, prova do circuito da Associação Europeia de Atletismo, que em 2017 acolheu a Taça da Europa de Marcha e que, como é habitual, integrará em simultâneo os campeonatos nacionais de 20 km marcha e um Encontro Internacional de Seleções de vários países.

São quase 300 os atletas inscritos nas várias provas do programa, oriundos de 23 países. Só para as principais provas de 20 km, serão 77 masculinos e 51 femininos, e nos 10 km sub-20, estão previstos 44 masculinos e 29 femininos, números bem expressivos.

De entre os principais atletas, destaque, nos masculinos, para o alemão Christopher Linke que no ano passado venceu por duas vezes em Podebrady, no Permit Meeting, com 1.18.59, e seis semanas depois os 20 km da Taça da Europa de Marcha. Nos femininos, dois nomes emergem das listas de inscritos: a checa Anezka Drahotova e a italiana Eleonora Giorgi.

Atletas consagrados têm registado em Podebrady grandes resultados e recordamo-nos, especialmente, de um deles, o mexicano Raúl González que foi campeão olímpico e que em 1978, então com a prova dos 50 km marcha disputada num percurso de Praga a Podebrady, estabeleceu o recorde nacional do México com a marca de 3.41.20, que ainda perdura. O português João Vieira, em 1997, na Taça do Mundo de Marcha, viria a bater o recorde nacional dos 20 km, com 1.20.58.

Os juízes internacionais de marcha que atuarão no evento serão os seguintes: Miloslav Lapka, da República Checa (juiz-chefe), Pierce O´Callaghan, da Irlanda, Frédéric Bianchi, da Suíça, Hans Van der Knaap, da Holanda, Martin Škarba, da Eslováquia, Christian Melchior, da Alemanha, e Janusz Krynicki, da Polónia.

As listagens de inscritos podem ser consultadas no «site» da organização, aqui.