sábado, 21 de abril de 2018

Itália no Mundial de Seleções de Marcha 2018

Imagens: IAAF e Dreamstime. Montagem: O Marchador

Antonella Palmisano, medalha de bronze nos últimos Campeonatos do Mundo, é a figura de prova da seleção nacional italiana, composta por 19 atletas (12 masculinos e 9 femininos) que se apresentará em Taicang, nos próximos dias 5 e 6 de maio, para o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética.

Com equipas completamente preenchidas nos 20 km masculinos e femininos e ainda nos 50 km masculinos, a Itália, tradicionalmente, é uma seleção que apresenta fortes pergaminhos, em termos coletivos, como se verifica pelo historial da competição.

Palmisano é, hoje em dia a principal referência da marcha atlética italiana – foi segunda classificada no Grande Prémio Internacional de Rio Maior – e certamente será uma das candidatas ao pódio feminino na distância. Eleonora Giorgi, recordista nacional com a marca de 1:26:17 (tempo obtido na Taça da Europa de Marcha de 2015, em Múrcia), Nicole Colombi, Eleonora Domicini e Valentina Trapletti completam a equipa transalpina dos 20 km.

Nos 20 km masculinos a Direção Técnica da Fidal selecionou Marco de Luca (um especialista de 50 km), Francesco Fortunato, Giorgio Rubino (medalha de bronze nos mundiais de Berlim, em 2009), Stano Massimo e Federico Tontodonati. Nos 50 km foram escolhidos Andrea Agrusti, Michele Antonelli, Stefano Chiesa e Matteo Giuponi.

Nos 50 km femininos, Mariavittoria Becchetti vai estrear-se na distância – também pela primeira vez de forma oficial no Mundial de Nações, tendo a atleta de Roma, nascida em 1994, conseguido o passaporte para Taicang numa prova de 35 km realizada em Grosseto, em janeiro deste ano.

Nos Sub-20 masculinos teremos Nicolas Fanelli, Davide Finocchietti e Riccardo Orsoni, enquanto no setor feminino foi selecionada Valeria Disabato, todos a competir na distância de 10 km.