quinta-feira, 26 de abril de 2018

China no Mundial de Seleções de Marcha 2018


Imagens: IAAF, Wikimedia Commons e CNTO.
Montagem: O Marchador
Shienjie Qieyang, medalha de prata na edição de Roma, em 2016, é um dos principais nomes na fortíssima seleção chinesa, que parte completíssima para os Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha Atlética que o seu país acolherá pela terceira vez no historial da competição, em Taicang, a 5 e 6 de maio. Os anteriores eventos tiveram lugar em Pequim (1995) e Taicang (2014).


Vencedora do Grande Prémio Internacional de Rio Maior, a 7 deste mês, Qieyang é detentora de um recorde pessoal de 1:25:16 nos 20 km marcha, marca obtida nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando conquistou a medalha de prata na distância, este ano tem como melhor 1:27:36, tempo obtido nos Campeonatos Nacionais da China (com arbitragem portuguesa), em Huangshan, a 3 de março, prova onde a sua compatriota, Jiayu Yang, de 22 anos, realizou igual tempo, colocando-as na terceira posição do ranking mundial do ano.

As duas primeiras atletas da listagem mundial do ano, as russas Yelena Lashmanova (1:26:23) e Mariya Ponomaryova (1:27:11), que realizaram as suas melhores marcas do ano em Sochi a 18 de fevereiro, estão impedidas de participar, mesmo na qualidade de neutrais. Completam a equipa chinesa dos 20 km, seleção claramente favorita à medalha de ouro, Yingliu Wang (7.ª do ranking mundial do ano com 1:28:37), Na Wang (1:29:15, este ano) e Liujing Yang, com um recorde pessoal de 1:29:56.

Nos 50 km femininos, a seleção chinesa, que é favorita à conquista do título coletivo, conta com Maocuo Li, Rui Liang, Faying Ma, Kang Zhou e Hang Yin, esta com um recorde pessoal de 4:08:58, obtido nos mundiais de Londres, onde foi vice-campeã mundial atrás da portuguesa Inês Henriques. Globalmente o número de participantes, considerando que será a estreia da distância no evento, é interessante, com o registo da inscrição (preliminar) de 33 atletas, em representação de 16 países. Será suficiente para convencer o COI a integrar a competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio?

Nos 20 km masculinos, Zelin Cai, Yingchao Gao, Xiangqian Jin, Wenchao Niu e Kaihua Wang, constituem um conjunto que lutará pelo lugar mais elevado do pódio no Mundial de Nações, enquanto nos 50 km, com uma seleção homogénea, participarão Qingsheng Ceng, Jijiang Han, Rongjiang Shan, Qin Wang e Rui Wang.

Nos juniores (Sub 20) estão inscritos, no setor masculino, Shuai Sun (40:47), Zhaozhao Wang e Yao Zhang (40:32), e no setor feminino, Wenxiu Li (44:46), Li Ma (44:15, segunda na edição de Roma) e Weiwei YANG (45:59), seleções que, em condições normais, alcançarão o pódio (nos rapazes o título coletivo deverá pender para a seleção japonesa), enquanto se espera que as meninas conquistem, pela terceira vez consecutiva, a vitória coletiva.