domingo, 21 de fevereiro de 2016

Copa Brasil evento-teste para o RIO 2016

A Praia do Pontal, no Rio de Janeiro, será palco da 27.ª edição da Copa Brasil Caixa de Marcha (a nossa designação para Campeonatos Nacionais), destinada a atletas das categorias de juvenis, juniores e seniores. O evento decorrerá no próximo fim-de-semana (27/28) e é uma organização da Confederação Brasileira de Atletismo, prevendo-se a participação de mais de uma centena de especialistas.

No sábado terão lugar, logo pelas 6:30 horas (as temperaturas, nesta época do ano, são elevadas) os 20 km masculinos, seguindo-se as provas de 10 km juniores femininos (7:00), 20 km femininos (09:00), 10 km juniores masculinos (9:30), 5 km juvenis femininos (11:00) e 10 km juvenis masculinos (11:45), tudo num circuito de 1.000 metros.

A CBAt convocará para os campeonatos sul-americanos de marcha, que terão lugar em Salinas, no Equador, nos dias 3 e 4 de abril, os cinco primeiros classificados nas provas de seniores, os quatro primeiros nas provas de juniores, e os vencedores das provas de juvenis.

No domingo, de novo pelas 6:30 horas, será dada a partida da prova de 50 km masculinos, delineada num circuito de 2.000 metros, esta com a especial particularidade de constituir um evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, pois a competição será realizada no mesmo circuito que acolherá os 50 km dos Jogos, e no sábado o cenário será idêntico, relativamente às provas de 20 km.

Na edição da Copa de 2015, realizada em Blumenau, Santa Catarina, um dos polos mais importantes da marcha atlética no Brasil, sagraram-se campeões, nos 20 km, a pernambucana Cisiane Dutra Lopes, vencedora em cinco edições, e o brasiliense Caio Bonfim, que conquistou o seu quarto título e, nos 50 km, o catarinense Jonathan Riekmann, que estreou o seu nome na galeria dos campeões.

Outro fator de interesse competitivo na distância dos 50 km reside no facto da prova integrar os campeonatos sul-americanos de marcha atlética (13 países integram a CONSUDATLE), servindo também como que um primeiro teste (o outro está marcado para maio, por ocasião dos Ibero-americanos) ao circuito para os atletas que têm mínimos para os Jogos Olímpicos.

A propósito da realização da competição, o presidente da CBAt, José António Martins Fernandes, tratado carinhosamente por “Toninho” e que, recorde-se, nasceu em Portugal, em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro - em 2015 foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, declarou no site da sua entidade “certamente teremos uma forte disputa. O Brasil tem crescido muito e vários países da região têm tradição na marcha”.