quinta-feira, 16 de julho de 2015

Chyogin suspenso e marchadores russos fora das grandes competições internacionais

Viktor Chyogin. Foto: Fyodor Usmenskyi (SE)
A Federação Russa de Atletismo suspendeu esta quarta-feira o treinador de marcha Viktor Chyogin, técnico responsável pela orientação de grande parte dos marchadores russos medalhados nos últimos anos nas principais competições internacionais da especialidade. A notícia foi hoje publicada no «site» da federação, surgindo apenas um dia depois de a Agência Russa Antidopagem (Rusada) ter publicado na respectiva página de internet que abrira uma processo de investigação relativo a Chyogin, por suspeita de posse de substâncias proibidas e de fornecimento ou tentativa de fornecimento dessas substâncias a atletas.

A notícia da Rusada adianta que este é mais um desenvolvimento do processo de investigação iniciado em Julho de 2014 sobre o centro de treino de marchadores da Mordóvia, com o nome do treinador. Em causa estão possíveis violações do Código Mundial Antidopagem, nomeadamente os artigos 2.6 («Posse de substâncias e métodos proibidos»), 2.8 («Administração ou tentativa de administração de uma substância proibida ou método proibido a qualquer praticante desportivo») e 2.9 («Cumplicidade»), sendo esta última uma das novas normas, introduzidas na versão de 2015 do código mundial.

Citado pela agência noticiosa desportiva russa R-Sport, o presidente em exercício da Federação Russa de Atletismo, Vadim Zelichenok, confirmou a suspensão de Chyogin, acrescentando que «nenhum atleta será autorizado a trabalhar com o treinador, sob pena de sanções».

A nota de imprensa da federação termina dizendo que, para evitar danos à reputação mundial do atletismo e do desporto russos, não serão enviados marchadores russos às grandes competições internacionais até à conclusão do inquérito da Rusada.