quinta-feira, 16 de abril de 2015

Campeonatos de 50 km marcha do Japão, em Wajima

Fotos: Kenjiwajima. Montagem: O Marchador
Com a presença de um número bem significativo de marchadores, vão ter lugar, em Wajima, no distrito de Ishikawa, este domingo, os 99.os campeonatos japoneses de 50 km marcha.

Tanii Takayuki, o recordista japonês na distância, com a marca de 3.40.19 h, obtida na edição de 2009, será um dos participantes na prova que contará, ainda, com mais três atletas nipónicos com marcas abaixo das três horas e quarenta e cinco minutos, Arai Hirooki (3.40.34), Yoshida Takuya (3.43.02) e Yamazaki Yuki (3.44.23).

Dos estrangeiros, inscreveram-se o mexicano Cristian Berdeja (3.52.16h, de 2012), e que, enquanto junior, venceu os mundiais de Santiago do Chile, em 2000, e os coreanos, Park Chilsung (3.49.15 h) e Kang Kild-dong, em estreia, todos procurando alcançar uma marca de acesso aos próximos campeonatos mundiais de atletismo, em Pequim, em agosto próximo, já que a prova é uma das que está na lista de competições homologáveis pela IAAF, para o efeito.

A par dos campeonatos, vão realizar-se competições de âmbito nacional, para os escalões de juvenis (10 km masculinos e 5 km femininos) e de juniores (10 km masculinos e femininos), bem como os 10 km seniores femininos.

Wajima, desde há vários anos, palco da competição, invariavelmente disputada no mês de abril, por via do protocolo estabelecido entre a Federação de Atletismo do Japão e a Câmara Municipal de Ishikawa, que é cumprido escrupulosamente no tempo e no lugar, de tal forma que o Japão não se apresentou nos 50 km da Taça do Mundo de Taicang, em 2014, por não ser possível conciliar datas.

Com uma organização de altíssimo nível, testemunhada pelos juízes portugueses que lá estiveram a atuar, José Dias, na edição de 2010, e Joaquim Graça, na edição de 2014, prevê-se, de novo, que se atinjam resultados de relevo, quer na distância maior, quer nas outras competições do programa.

Fumio Imamura, treinador nacional de marcha, e técnico do recente recordista mundial dos 20 km marcha, bem como de vários promissores marchadores, e membro do Comité de Marcha da Federação Internacional de Atletismo, observará a seleção nipónica que vai competir em Pequim.

Imamura, ele próprio, um antigo especialista dos 50 km marcha (detém o recorde nacional de pista), foi um marchador de bom nível internacional, tendo sido orientado, no período áureo da sua carreira, por Moisés Llopart, e treinado com o filho deste, Jordi Llopart, campeão europeu e medalha de prata nos Jogos Olímpicos, agora, contribuindo, com a sua experiência e sabedoria, para os êxitos da marcha japonesa.

Há 10 anos, no âmbito de um programa técnico criado pelo Comité Olímpico do Japão, Imamura frequentou o Centro de Alto Rendimento de Saluzzo, certificado pela IAAF, acompanhando o treino de alguns dos melhores especialistas italianos e estrangeiros, trabalhando directamente com Sandro Damilano na procura das melhores soluções técnicas para os atletas nipónicos, cumprindo o plano de trabalho com exemplar rigor.