sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tallent e Loughnane lideram pelotão de Sesto San Giovanni

Vencedora em 2011, Olga Kaniskina não competirá em Sesto
na edição deste ano. Foto: Lorenzo Sampaolo / AIFA
O australiano Jared Tallent e a irlandesa Olive Loughnane são os nomes mais sonantes dos pelotões masculino e feminino que este domingo se apresentam à partida para mais uma edição da Taça Cidade de Sesto San Giovanni em marcha atlética.

Competição histórica já na 55.ª edição (33.ª no sector feminino), a prova dos arredores de Milão congrega todos os anos muitos dos melhores especialistas mundiais da marcha atlética. Ainda assim, este ano nota-se a ausência de grande número de nomes célebres, certamente devido à aproximação dos Jogos Olímpicos de Londres.

Nos 20 km masculinos, realce para a presença de mais alguns atletas conceituados, como o russo Piotr Trofimov, o australiano Luke Adams, o norueguês Trond Nymark, o espanhol Francisco Arcilla, o mexicano Eder Sánchez e os japoneses Yusuke Suzuki e Tanii Takayuki, além de um forte contingente italiano: Jean-Jacques Nkouloukidi, Federico Tontodonati e Fortunato d'Onofrio.

Jared Tallent é o mais credenciado do ano entre os presentes, detendo 1.20.34 h como melhor marca pessoal do ano, realizada em Taicang (China) a 30 de Março.

Na prova das senhoras, também de 20 km, estão inscritas ainda as russas Tatyana Korotkova e Tatyana Sibileva, a australiana Claire Tallent, a japonesa Masumi Fuchise e as italianas Sibilla di Vincenzo e Federica Ferrara.

Mesmo não sendo a mais credenciada entre as inscritas, Tatyana Sibileva é a melhor colocada na lista mundial do ano, onde ocupa a quinta posição, graças à marca registada em Sóchi a 18 de Fevereiro, nos campeonatos da Rússia de Inverno (1.26.59).

Nesta edição de 2012 não há atletas portugueses entre os inscritos. As provas têm lugar domingo, 17 de Junho, sendo disputados os 20 km femininos às 10h00 e os 20 km masculinos às 16h00 (menos uma hora em Portugal continental).

Para estas provas estão nomeados os seguintes juízes de marcha: Nicola Maggio (Itália, juiz-chefe), José Dias (Portugal), Anne-Christine Blachère (França), Colin Fee (China), Pierce O’Callaghan (Irlanda), Dolores Rojas (Espanha), Mara Baleani (Itália, secretária) e Gabriele Battaglia (Itália, assistente do juiz-chefe).