sexta-feira, 29 de junho de 2012

Susana Feitor candidata-se à Comissão de Atletas do COI

Foto: Blogue de Susana Feitor.
A marchadora Susana Feitor é a única candidata portuguesa a um dos quatro lugares para o Comité Olímpico Internacional, em representação da Comissão de Atletas.

A indicação dos atletas foi determinada pelo COI. Formada em 1981, a Comissão é a voz dos atletas no Movimento Olímpico e tem sido habitual, desde 1996, que a eleição dos seus membros, por um período de 8 anos, seja feita pelos seus pares no decorrer dos Jogos Olímpicos.

Os quatro mais votados serão automaticamente admitidos como membros do Comité Olímpico. Os atuais membros da Comissão são Hicham El Guerrouj, Rania Elwani, Frank Fredericks, o presidente, e Jan Zelezny que cessam funções proximamente.

São requisitos exigidos pelo COI para um ou uma atleta concorrer ao lugar ter mais de 18 anos, não ter sido sancionado por doping, ser membro da Comissão de Atletas do Comité Olímpico Nacional, ter participado nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 ou Pequim 2008 e expressar-se em língua inglesa ou francesa.

Já por cinco vezes presente em Jogos Olímpicos, Susana Feitor que, em princípio, falhará a sua participação nos Jogos de Londres, não porque esteja lesionada ou porque não tenha conseguido obter os respetivos mínimos, mas devido à circunstância de outras três atletas, número máximo permitido em cada especialidade, terem melhor cumprido os critérios previamente determinados pela FPA.

Em circunstâncias normais a atleta rio-maiorense não teria dificuldades de maior em ser selecionada por outro qualquer país. As exceções seriam a Rússia e a China, verdadeiros colossos mundiais da especialidade.

Lista de candidatos:
- Nasser Saleh Al-Attiya (Catar, tiro)
- Sergei Aschwanden (Suíça, judo)
- David Barrufet (Espanha, andebol)
- Danka Bartekova (Eslováquia, tiro)
- Milorad Cavic (Sérvia, natação)
- Mu-Yen Chu (Formosa, taekwondo)
- Kirsty Coventry (Zimbabué, natação)
- Femke Dekker (Holanda, remo)
- Tony Estanguet (França, canoagem)
- Susana Feitor (Portugal, atletismo)
- Stefan Holm (Suécia, atletismo)
- Viktoriya Koval (Ucrânia, tiro com arco)
- Eirik Veras Larsen (Noruega, canoagem)
- Koji Murofushi (Japão, atletismo)
- Jefferson Pérez (Equador, atletismo)
- Zoran Primorac (Croácia, ténis de mesa)
- Antonio Rossi (Itália, canoagem)
- Hadi Saei (Irão, taekwondo)
- Jean-Michel Saive (Bélgica, ténis de mesa)
- Barbora Spotakova (República Checa, atletismo)
- James Tomkins (Austrália, remo)