sábado, 16 de junho de 2012

Ordem da Austrália para Wayne Fletcher


Wayne Fletcher. Foto: Sam Rosewarne.
O juiz de marcha australiano, Wayne Fletcher, de 65 anos, natural de Howrah, Tasmânia, recebeu uma das mais prestigiantes condecorações ao ser-lhe atribuída a Medalha da Ordem da Austrália.

Fletcher foi distinguido pelos relevantes serviços prestados à causa desportiva, nomeadamente, na actividade da marcha atlética ao longo dos últimos 50 anos.

A distinção honorífica, anunciada pelo Governador-Geral, é conferida pela rainha de Isabel II por ocasião do seu aniversário nos países que fazem parte da Commonwealth, numa tradição que remonta de 1908 aquando do aniversário do rei Eduardo VII. Atualmente a lista dos agraciados é anunciada e publicada, em junho de cada ano, nos jornais mais prestigiados do Reino Unido.

“Estou muito orgulhoso com a distinção”, declarou Fletcher, um dos melhores juízes de marcha do mundo, pertencente a um restrito painel internacional de 31 elementos. Já exerceu funções, nessa qualidade, nos Campeonatos Mundiais de Osáca (1997) e Berlim (1999) e ainda nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Recentemente foi chamado a atuar na Taça do Mundo de Marcha, realizada em Saransk, Rússia.