sábado, 9 de junho de 2012

Corunha recebe este sábado a fina flor da marcha mundial


Há 25 anos realizando anualmente uma competição das mais importantes no panorama mundial da marcha atlética, a Corunha volta a ser palco, hoje, de mais uma edição, a 26.ª, do Grande Prémio Internacional de Marcha “Cantones de La Coruña”.

A competição, organizada pela Federação Galega de Atletismo com o apoio do município local, é uma das provas integradas no circuito mundial da Federação Internacional de Atletismo e este ano terá a particularidade de acolher também os Campeonatos de Espanha de 20 km, masculinos e femininos.

Os atletas espanhóis terão a última oportunidade de conseguir uma vaga nos Jogos Olímpicos e, dependendo dos resultados obtidos, assim se fará a seleção do país vizinho, que “mexerá” também com a seleção de 50 km, todas a anunciar na próxima semana.

O circuito, de um quilómetro, reúne muito boas condições para obtenção de boas marcas apontando os meteorologistas para uma temperatura a rondar os 16-18 graus centígrados e possibilidade de pluviosidade.

Nos homens a expetativa é grande em se saber se o chinês Wang Zhen, de apenas 20 anos de idade, confirmará o seu grande momento de forma. Zhen surpreendeu em Taicang quando venceu, com o fantástico tempo de 1.17.36, e triunfou na Taça do Mundo, em Saransk, derrotando o super-favorito, o russo Borchin, campeão mundial e olímpico.

Nas senhoras há que ter atenção ao valioso trio chinês encabeçado por Hong Liu, que não competiu em Saransk devido a problemas físicos, à formidável equipa espanhola com Maria José Poves (1.28.15 este ano em Pontevedra), Beatriz Pascual (1.30.29 em Pontevedra e 1.30.46 em Saransk) e Maria Vasco (1.28.54 em Pontevedra), e a Inês Henriques (1.31.32 em Rio Maior), naturalmente com uma palavra importante a dizer na luta pelo pódio da competição.

Os melhores tempos obtidos na Corunha foram realizados por Francisco Fernández (Espanha) com 1.17.52, em 2005, e Ryta Turava (Bielorrússia) com 1.26.27, em 2006.

A equipa de juízes internacionais de marcha também é de muito bom nível com quatro deles a fazerem parte da equipa para os Jogos de Londres, e inclui a portuguesa Ana Toureiro.

Luís Saladie (Espanha), juiz-chefe;
Ana Toureiro (Portugal)
Jordi Estruch (Espanha)
Manfred Bott (Alemanha)
Nicola Maggio (Itália)
Pierce O’Callaghan (Irlanda)
Dolores Rojas (Espanha), secretária.