quinta-feira, 15 de março de 2012

Singapura tem novo recordista na marcha

Edmund Sim e o novo recorde nacional.
Foto: Federação de Atletismo de Singapura
Edmund Sim, de 29 anos, estabeleceu, no domingo, um novo recorde de Singapura na prova de 20 km marcha, em estrada, que decorreu em Nomy City, no Japão, por ocasião dos Campeonatos da Ásia de Marcha Atlética, classificando-se na 9.ª posição.

Sim realizou 1.36.01, menos 21 segundos que a marca conseguida 15 anos antes pelo seu compatriota Jaraj Kumar Jeyabal. Esta época já completara uns 20 km em 1.54.23, embora o seu melhor tivesse se cifrasse em 1.43.37, obtido no ano passado.

Aos jornalistas, declarou que se sentia muito feliz e que as suas expetativas não apontavam, de momento, para o recorde nacional. “No ano passado sofri uma lesão no joelho que me impediu de concluir os 20 km de Malaca. Comecei a treinar de modo mais intenso após o Ano Novo Chinês. Em fevereiro cheguei a fazer sete sessões por semana.

Este passo em frente do atleta de Singapura coincide com os esforços que a federação de atletismo do seu país vem realizando no sentido de preparar uma forte equipa com vista aos Jogos do Sudeste Asiático, que acolherá em 2015.

A este propósito, o director técnico nacional, James Wong, referiu que “a especialidade no nosso país foi sempre um grande desafio apesar de termos atravessado, nos últimos anos, um período de menor fulgor. O feito de Edmund é algo de fantástico para a comunidade da marcha atlética e para o desporto em geral no nosso país. Abrem-se, pois, boas prespetivas de medalhas nesta especialidade nos próximos Jogos do Sudeste Asiático”.