quinta-feira, 15 de março de 2012

FPA divulga pré-seleccionados para os 50 km de Saransk


Catedral de S. Ushakov, junto à qual foi definido
o circuito da Taça do Mundo de Saranks.
Foto: Leonid Savin
Augusto Cardoso, Pedro Martins, Pedro Isidro, Dionísio Ventura e Luís Gil são os atletas que a direcção técnica da Federação Portuguesa de Atletismo indicou esta quarta-feira estarem pré-seleccionados para representar Portugal nos 50 km da Taça do Mundo de Marcha, que vai decorrer em Saransk (Rússia), a 12 e 13 de Maio. Após este anúncio, que não é necessariamente definitivo, percebe-se ter sido ajustada de 4h10 para 4h15 a marca de referência.

Apesar de não terem concluído os nacionais de estrada realizados em Pontevedra a 4 de Março último, Augusto Cardoso e Pedro Isidro são integrados nesta lista prévia, uma vez que são consideradas as marcas de 2011 na distância em questão (50 km). Pedro Martins (duas vezes abaixo da marca de referência em 2010 e 2011), Luís Gil e Dionísio Ventura são escolhidos sem surpresa.

No caso de Pedro Isidro, esta é a primeira vez que integra uma selecção nacional de 50 km (caso se confirme a selecção), enquanto os colegas já são repetentes na distância. Igualmente natural se afigura que o novo recordista nacional (João Vieira) prefira optar pelos 20 km, podendo admitir-se como possível que venha a fazer ambas as distâncias nos Jogos Olímpicos de Londres.

No próximo dia 18 de Abril será anunciada a composição definitiva e completa da selecção portuguesa para a Taça do Mundo de Marcha, que inclui, além dos 50 km, as provas masculinas e femininas de 20 km para seniores e de 10 km para juniores.