sexta-feira, 2 de março de 2012

Chihuahua recebe challenge mundial de marcha

Pelo quinto ano consecutivo Chihuahua acolherá mais uma etapa do challenge mundial de marcha esperando-se a participação de 154 marchadores. A competição terá lugar este sábado na Unidade Desportiva Sur, o mesmo espaço que foi palco da última Taça do Mundo.

Cidade do norte do México, localizada a 1415 metros acima do nível do mar, foi fundada em 1709 e tem uma população estimada em peto de um milhão de habitantes.

Das representantes portuguesas nos 20 km, pelas 14:00 horas, destaca-se a participação de Inês Henriques, que tentará revalidar a vitória obtida no ano passado, de Susana Feitor, e da estreante nestas andanças internacionais, Daniela Cardoso. Todas estiveram a estagiar em Flagstaff (EUA). No ano passado Portugal esteve em plano de grande destaque na competição feminina com 1-2-3 no pódium. 

Nos 50 km, com início às 8:00 horas, há a destacar a participação do norueguês Trond Nymark, do bielorusso Andrei Stepanchuk e dos mexicanos José Leyver, Christian Berdeja, Jesús Sánchez e Omar Zepeda.

Nos 20 km, agendado para as 16:00 horas, o australiano Jared Tallent e o mexicano Eder Sánchez concentrarão as atenções na disputa pela vitória. Horacio Nava, atleta originário de Chihuahuada, também competirá nesta distância, no seguimento da sua preparação tendo em vista os 50 km dos Jogos Olímpicos de Londres.

A equipa de juízes de marcha será a seguinte: Carlos Barrios (Guatemala), Gary Westerfield (EUA), Jorge González (São Salvador), Isnardo Garcia (Colômbia), Daniel Michaud (Canadá), Humberto del Toro (México) e Ricardo Servin (México). Guadalupe Colin será a secretária. O juiz português José Dias foi convidado mas teve de declinar o honroso convite.