![]() |
| Fernando Elias. Fotos remetidas pela família Elias. Montagem: O Marchador |
Foi com profunda tristeza que tomámos conhecimento do falecimento do antigo recordista brasileiro de marcha atlética, o paulistano Fernando Elias, residente na cidade de Santo André (São Paulo), aos 90 anos de idade. A notícia foi transmitida pela sua filha, Jamile Elias, tendo o óbito ocorrido no dia 9 do corrente mês de janeiro, após doença prolongada. A equipa de O Marchador endereça à família as mais sentidas condolências.
Nascido a 22 de setembro de 1935, Fernando Elias foi um dos primeiros marchadores brasileiros a alcançar notoriedade na disciplina, em especial na distância dos 50 km. Nas décadas de 1970 e 1980 conquistou inúmeras vitórias e bateu mais de três dezenas de recordes paulistas e brasileiros.
A relevância dos seus feitos desportivos foi tal que a Gazeta Esportiva, jornal desportivo de referência, apelidou-o de “Demolidor de Recordes”. Extremamente disciplinado, não falhava um treino e, mesmo nos dias mais chuvosos, mantinha a sua preparação, marchando quilómetros e mais quilómetros no quintal da própria casa.
A 15 de abril de 2025, a CBAt destacou-o numa peça publicada no seu site, a propósito da realização do Mundial de Brasília, realçando a felicidade de Fernando Elias por ver reconhecida a especialidade à qual se dedicou durante mais de 40 anos.
“Um atleta que galgou sozinho os degraus do esporte. Foi campeão paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano de marcha atlética. Isso num tempo em que a modalidade era praticamente inexistente no Brasil.” Assim o descreveu, em tempos, na sua página de Facebook, Eduardo Reina, jornalista e sobrinho do ex-recordista brasileiro em várias distâncias, entre as quais a então olímpica prova dos 50 km marcha.
