![]() |
| A sessão formativa de marcha com Gemma Castaño, Francisco Sánchez e Joan Pelayo. Imagens: YouTube do Comité Nacional de Jueces de Atletismo RFEA. Montagem: O Marchador |
O Comité Nacional de Juízes de Atletismo (CNJ) da Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) promoveu no passado dia 24 de janeiro um seminário pela internet dedicado à marcha atlética, uma disciplina de grande tradição no país vizinho e com resultados de excelência no panorama do atletismo mundial.
Este seminário, integrado nas sessões formativas do CNJ, foi apresentado pela Presidente da Junta Directiva deste organismo, Gemma Castaño Vinyals, e teve como preletores Joan Josep Pelayo Ballo, juiz de marcha do painel A da RFEA e Francisco J. Sánchez Fernández, juiz de marcha do painel WA bronze.
Para além de ser uma sessão genérica sobre o regulamento da disciplina, com esclarecimentos e ilustrações bem conseguidas, visou dar a conhecer as mais recentes alterações introduzidas a nível internacional pela World Athletics em 2025 e que entraram em vigor na presente temporada.
A gravação da sessão em directo, que se recomenda, está disponível aqui.
Uma referência para a Junta Directiva do Comité, composta por 16 pessoas, que engloba 1 presidente, 2 vice-presidentes, 1 secretário e 12 vogais, cada um destes com funções específicas, evidenciando-se aqui Soraya Padrón González, a coordenadora da Comissão de Marcha do CNJ da RFEA, que inclui mais 5 outros elementos, com múltiplas tarefas relacionadas com a disciplina. Convenhamos que este modelo contrasta de forma flagrante com o (in)existente em Portugal!
Colaboração: Joan Pelayo.
