O cartaz do evento em Takahata, Japão. |
A cidade de Takahata, a 260 quilómetros a norte da capital nipónica, vai receber no dia de amanhã (domingo, 27) mais uma edição, a 61.ª dos campeonatos japoneses de 35 km marcha (o programa dos Mundiais de Tóquio, em 2025, inclui a referida distância) numa organização da Federação de Atletismo do Japão e da Câmara Municipal de Yamagata, uma parceria que se mantém há vários anos, sempre no mês de outubro e que é um dos três grandes eventos da especialidade no país, a par de Kobe, em fevereiro, e Wajima, em abril.
As provas, com transmissão em direto no canal YouTube da JAAF [aqui], serão disputadas num circuito delineado nas principais artérias da cidade, com um perímetro de um quilómetro e certificado por um medidor japonês do painel internacional da WA/AIMS.
Os campeonatos de 35 km registam a inscrição de 40 atletas e a presença dos melhores especialistas nipónicos, bem como de representantes da Austrália, Canadá, India, Coreia do Sul e Indonésia. Na vertente feminina, 15 atletas, 3 das quais australianas. Outras provas em que se aguardam bons resultados são as de 20 km, 48 nos masculinos e 22 nos femininos. Para os mais jovens, reservadas provas de 5 e 10 km.
A lista de atletas inscritos por prova está disponível aqui.
Da equipa de Juízes de Marcha incluem-se os internacionais Tomoya Ishii (Japão), de nível Silver da WA, Hideo Yamada (Japão), Silver, Hirokazu Kirihara (Japão), Silver e Fung Wang Tak (Hong Kong), Gold, além dos principais juízes do painel nacional de especialistas do Japão.
Colaboração: Tomoya Ishii.