Louis Marquis. Foto: CM Monthey/Jérôme Genet. |
Louis Marquis, antigo marchador internacional suíço, faleceu no passado sábado (28/09), aos 95 anos de idade, que completou a 14 de setembro, motivo pelo qual a equipa de «O Marchador» expressa as mais sentidas condolências à família e amigos.
Marquis participou nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, competindo nas provas de 20 e 50 km marcha. Competiu também nos Campeonatos Europeus de Atletismo de 1950 (Bruxelas), 1954 (Berna) e 1958 (Estocolmo), neste último evento classificando-se em 5º lugar, o seu melhor resultado.
Em 1956, na sua melhor fase da carreira, com marcas que o situavam entre os melhores da época, falha a presença nos Jogos de Melbourne devido ao boicote de alguns países, entre os quais o seu, mágoa que sempre persistiu, convicto de que uma medalha estaria ao seu alcance, num país que na modalidade do atletismo, das 8 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, metade delas foram na marcha atlética, entre 1936 e 1952.
Aqui, também destacamos um momento histórico para Portugal e que o próprio Louis Marquis haveria de nele tomar parte. Estávamos no ano de 1978 e pela primeira vez marchadores portugueses intervinham numa competição internacional, em Barcelona, na Pista Joan Serrahima. Com Luís Dias e José Dias, dois dos principais atletas da especialidade no nosso país a representarem a seleção de Lisboa, num encontro com Barcelona, com os grandes campeões José Marín e Jordi Llopart, Madrid, com Gumersindo Carné, e Genebra, com Louis Marquis, todos eles cumprimentaram os seus colegas portugueses, que contavam com menos de 3 anos de prática na especialidade, incentivando-os, o que provocou sentimentos profundos de gratidão.
Fonte: Swiss Walking