sexta-feira, 27 de maio de 2022

Os melhores atletas do mundo no Grande Prémio Cantones de La Coruña de Marcha

Sandra Arenas, no cartaz da organização, e Diego García, os vencedores em 2021.
Imagens: fb Gran Premio Internacional de Marcha Los Cantones
Montagem: O Marchador

O Grande Prémio Cantones de La Coruña em marcha atlética será este sábado (28/5) o grande palco das atenções mundiais com a realização da 35ª edição de uma das mais importantes provas de 20 km marcha, a disputar num belíssimo circuito de 1 quilómetro (ida e volta), evento que integra a categoria GOLD da World Athletics Race Walking Tour, o único a ostentar a distinção conferida pela WA com a Placa de Património Mundial do Atletismo.

Pela Corunha já passaram campeões mundiais e olímpicos, já se estabeleceram recordes mundiais e já se assistiu à realização de Taças da Europa e do Mundo de Marcha, tudo fruto de uma brilhante ideia posta em prática pelo nosso querido amigo Sergio Vázquez em 1987, então presidente da Federação Galega de Atletismo e que dá o nome ao troféu, sucedendo-lhe no cargo Isidoro Hornillos Baz que tão bem tem conseguido manter a tradição.

À competição ocorrerão cerca de duas centenas de atletas em representação de 28 países, incluindo os espanhóis Álvaro Martín e María Pérez, os atuais campeões europeus e que estiveram muito perto de alcançar uma medalha olímpica nos Jogos de Tóquio, além de Diego García, medalha de prata nos Europeus de Berlim e vencedor da prova no ano passado.

Ainda no setor masculino há vários outros nomes a ter em conta na lista de favoritos, nomeadamente, o brasileiro Caio Bonfim, o alemão Christopher Linke, os chineses Wang Kaihua e Zhang Jun e os equatorianos Brian Pintado (vencedor em Rio Maior) e David Hurtado.

No setor feminino a principal favorita, sem dúvida, é a chinesa Qieyang Shenjie, campeã olímpica em 2012 e que venceu na edição de 2018. Este ano ostenta os triunfos em Dudince e Madrid, sendo a detentora da melhor marca (1:24:45) de todas as participantes no evento, a quarta melhor marca de todos os tempos. A colombiana Sandra Arenas, vencedora da edição de 2021, medalha de prata nos Jogos de Tóquio, a peruana Kimberly García (vencedora em Rio Maior) e a espanhola Laura García-Caro são outras das estrelas que lutarão por um lugar no pódio no dia de amanhã que se prevê ensolarado e com temperaturas a rondar os 22-24 graus centígrados.

A australiana Jane Saville é a Delegada Técnica do evento, nomeada pela World Athletics, numa prova que contará com a atuação dos juízes internacionais de marcha Dolores Rojas Suárez (juiz-chefe), que igualmente tem sido uma das grandes impulsionadoras da prova, Mara Baleani (Itália), Frédéric Bianchi (Suíça), Jean-Pierre Dahm (França), Joaquim Graça (Portugal), Alexandru Stefan (Roménia) e Guillermo Sandino Leiria (Espanha).

Os 20 km marcha femininos terão início pelas 17:00 horas locais (menos uma em Portugal continental) e os 20 km masculinos às 19:00 horas locais, tudo apontando para um grande espetáculo desportivo, transmitido via streaming.

Uma nota final para referir o simbolismo que o evento da Corunha representa para nós próprios portugueses. A 16 de maio de 1987, entre os atletas convidados para estarem presentes na primeira edição dos Cantones, contavam-se os portugueses Hélder Oliveira e Ana Bela Aires, à época dos melhores especialistas lusos. Em 1988 a seleção de Portugal participou pela primeira vez numa grande competição internacional à qual participaram mais cinco países. Nessa mesma competição atuava pela primeira vez na história da especialidade no nosso país um juiz português da especialidade. Em 1990, no Encontro Internacional de Marcha Atlética Portugal-Espanha, que se realizou em Viseu, o chefe da comitiva espanhola era o Sergio Vázquez, que na belíssima receção oferecida pelos nossos amigos visienses proferiu um eloquente e comovente discurso, que ainda hoje retemos na nossa memória.

Consulte as listas de inscritos nas provas de 20 km, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].