domingo, 15 de maio de 2022

Marcha Atlética de alto nível mundial esta segunda-feira em Madrid

A apresentação do evento e três dos principais protagonistas, Diego García,
Massimo Stano e Shengie Qieyang. Imagens: LOC Madrid Marcha
Montagem: O Marchador

A Gran Vía, local emblemático da cidade de Madrid, vai ser o foco das atenções no próximo dia 16 do corrente mês (uma segunda-feira, feriado na capital espanhola que comemora no domingo as Festas de San Isidro, padroeiro da cidade) com a realização da primeira edição do Grande Prémio Internacional Madrid Marcha LaLiga, que muito promete, enquadrada que está no circuito mundial da especialidade na categoria mais elevada da mesma – a de ouro.

Vai ser uma montra privilegiada para a promoção da marcha atlética na capital madrilena e um justo reconhecimento a uma especialidade do atletismo espanhol que tem dado ao longo das última quatro décadas muitas alegrias ao atletismo espanhol.

E aqui surge em destaque o nome de um grande atleta, a Alma Mater do evento, que a pensou há algum tempo e a materializou, nada menos do que o vice-campeão europeu dos 20 km marcha – Diego García Carrera, que além de ser um dos participantes de luxo é o diretor-técnico da prova que terá na empresa G-20 Publisport o trabalho relacionado com a componente organizativa. As nossas mais calorosas felicitações ao Diego!

Com 83 atletas inscritos na competição, praticamente em número igual em relação a mulheres e homens, a distância escolhida, os 10 km, a ser percorrida num circuito de mil metros de ida e volta proporcionará um ritmo muito elevado e um alto índice de espetacularidade onde prevalecerá a melhor técnica aliada à velocidade.

Dos principais candidatos à vitória, na prova masculina, sem dúvida, o italiano Massimo Stano, campeão olímpico de 20 km, o sueco Perseus Karlström, medalha de bronze nos 20 km dos Mundiais de Doha e o próprio Diego García. Mas há que ter em atenção outros grandes nomes do panorama mundial da marcha, nomeadamente o chinês Wang Kaihua, 7º nos Jogos de Tóquio e detentor da terceira melhor marca de todos os tempos nos 20 km (1:16:54) e o equatoriano Daniel Pintado, vencedor do recente Grande Prémio de Rio Maior.

Na prova feminina o grande destaque é a chinesa Shengie Qieyang, atual vice-campeã mundial e campeã olímpica em Londres 2012 e que há pouco tempo nos 35 km da emblemática cidade eslovaca de Dudince, na sua estreia esteve em grande estilo, entrando na galeria de vencedoras, sendo ainda de referir a peruana Kimberly García, que triunfou em Rio Maior, outra chinesa de primeiro plano, Maocuo Li, vice-campeã mundial dos 50 km dos Mundiais de Doha, a espanhola Raquel González, recordista do país vizinho na distância e a recordista portuguesa Ana Cabecinha.

Sofía Miranda, a vereadora da Câmara Municipal de Madrid, responsável pela área do desporto, afirmou à imprensa que num ano como este em que Madrid é a Capital Mundial do Desporto, nada melhor do que colocar o foco nesta disciplina que é a base do desporto e que coloca a cidade no foco das atenções mundiais e onde estará presente uma das grandes legendas do desporto espanhol – García Bragado, que antes da prova será homenageado e receberá o honroso e muito seletivo prémio “Marca Leyenda”.

Os juízes de marcha, todos dos painéis internacionais, são o irlandês Shaun Gallagher, o português Joaquim Graça, o espanhol Luis Maroto, a italiana Mara Baleani, o francês Emmanuel Tardi e o alemão Kilian Wenzel, que atuarão ao longo da linha de 500 metros do espetacular cenário da Gran Vía, sendo que o Juiz-chefe do evento é o internacional espanhol Sergio Solana. Nomeado pela World Athletics teremos o suíco Frédéric Bianchi, também ele juiz internacional de marcha.

Não esqueçam, pois, quem não puder assistir in loco, de acompanhar a competição via streaming ao vivo na plataforma LaLigaSportTV [aqui].

Fonte: RFEA e LOC Madrid Marcha

A relação dos participantes masculinos e femininos é a seguinte: