quarta-feira, 14 de outubro de 2020

No próximo domingo, os 20 e 50 km marcha dos Campeonatos da Ucrânia

Imagens: Comité Organizador Local. Montagem: O Marchador

A 24.ª edição internacional dos Campeonatos da Ucrânia de 20 e 50 km marcha, em estrada, vai ter lugar neste domingo (18), na principal artéria da cidade de Ivano-Frankivsk, num circuito de 1 quilómetro e que normalmente atrai a atenção de bons especialistas, principalmente nos 50 km, onde o foco vai estar centrado na possibilidade da realização de mínimos nesta distância para os Jogos Olímpicos de 2021, que estão fixados em 3:50:00. 

A competição integra o Festival de Marcha Atlética, com a participação de atletas de todos os escalões etários, contando com o forte apoio da Câmara Municipal de Ivano-Frankivsk. O principal rosto da organização é Vitalii Mateshko, membro da Federação Ucraniana de Atletismo e diretor do Departamento Juvenil de Desportos da autarquia. 

O programa de provas inicia-se pelas 9:00 horas, com a partida dos 50 km masculinos e femininos, destacando-se, também, pelas 13:20 horas o início da prova feminina de 20 km, e às 13:45 horas o tiro de partida para os homens na mesma distância, terminando pelo meio da tarde com as provas dos 2.000 metros marcha para os Sub-12. 

Sendo uma competição homologada pela World Athletics, a organização contará com a presença de três juízes internacionais de marcha, sendo certo que a Ucrânia, apesar da forte tradição na especialidade no plano mundial – vem-nos agora à memória o nome de Vladimir Golubnichiy, não dispõe atualmente de membros seus nos painéis europeu e mundial. 

Neste sentido, é de salientar o prestigiante e honroso convite da organização do evento ao experiente juiz internacional português Joaquim Graça, filiado na Associação de Atletismo de Lisboa.