terça-feira, 13 de outubro de 2020

Grande Prémio de Lisses, em França (resultados)

A frente masculina dos 20 km, com Aurélien Quinion (vencedor) e Said Touche, e outros
vencedores, Alejandra Ramirez Gomez (20 km), Meftah Swaieh e Marie Acker (10 km).
Fotos: Emmanuel Tardi. Montagem: O Marchador

Teve lugar na tarde deste domingo (11) o 6.º Grande Prémio de Marcha Atlética de Lisses, localidade dos subúrbios de Paris, evento realizado num circuito totalmente plano, em piso asfaltado, com um perímetro de 2 quilómetros, fazendo ainda parte do Campeonato LIFA e do Campeonato Essone, provas que foram realizadas nas distâncias de 10 e 20 quilómetros. 

A participação foi interessante, superando até as expetativas dos organizadores. Foram 34 os atletas que competiram nos 20 km e 34 o número de presenças nos 10 km. 

Nos 20 km masculinos, Aurélien Quinion, treinado pelo antigo internacional francês, Denis Langlois, venceu com grande superioridade, obtendo o tempo de 1:29:21. Quinion detém um recorde pessoal na distância de 1:22:29, alcançado na edição do Cantones da Corunha, em 2017.

Ainda na mesma prova, o argelino Said Touche, com 1:38:44, que foi obrigado a uma penalização de dois minutos, após ter recebido dos juízes de marcha três notas de desclassificação, e Andy Boutrais, com 1:42:56, foram os outros atletas a subirem ao pódio. Na classificação feminina, a veterana mexicana, Alejandra Ramirez Gomez, foi a melhor, com o tempo de 1:49:57. 

Nos 10 km masculinos, realce-se a vitória do franco-tunisino Meftah Swaieh, que obteve o tempo de 52:42, um atleta várias vezes medalhado em grandes eventos internacionais de masters. Na segunda posição, classificou-se Bruno Grenet, com 54:49, e a fechar o pódio, Rene-Jean Maure, com 59:49. Nos 10 km femininos, Marie Acker foi a grande vencedora, completando as dez voltas ao circuito no tempo de 59:29. 

No plano do ajuizamento, de referir a presença na equipa de juízes de marcha gauleses, de dois internacionais bem conhecidos do mundo da especialidade, Emmanuel Tardi, muito ativo nas últimas semanas, intervindo em Alytus e Podebrady, e Jean-Pierre Dahm, um dos melhores e mais antigos juízes do Painel da World Athletics, nomeado para os próximos Jogos Olímpicos, os terceiros consecutivos. 

Os resultados completos podem ser consultados no site da Federação Francesa de Atletismo, aqui.

Colaboração: Emmanuel Tardi.