domingo, 4 de outubro de 2020

Evento de marcha 2020 em Borský Mikuláš, Eslováquia (resultados)

Alguns dos campeões eslovacos em Borský Mikuláš, Miroslav Úradník, Klaudia Žárska,
Milan Rízek (vet.) e Daniel Kováč (sub-20). Fotos: Ján Luky/Fed. Eslovaca de Atletismo
Montagem: O Marchador

Em Borský Mikuláš (26/9), cidade eslovaca na região de Trnava, disputou-se a 51.ª edição do grande prémio de marcha e, em simultâneo, campeonato nacional de marcha em estrada em particular na distância de 10 km para masculinos e femininos.

Nos masculinos, Miroslav Úradník, do ŠK Dukla o.z. Banská Bystric, sagrou-se campeão nacional de 10 km após obter uma folgada vitória com a marca de 42:13. Tratou-se do quarto título nacional globalmente obtido, e segundo nos campeonatos, e talvez o mais fácil de conseguir em função da ausência do seu companheiro de clube e de treinos Matej Tóth, com quem travou interessante duelos nesta temporada. As posições absolutas imediatamente a seguir foram ocupadas pelo sub-20 Daniel Kováč, do ŠK ŠOG Nitra, com 43:58, campeão na sua categoria, e pelo muito ativo veterano Milan Rízek, do AŠK Skalica, com 44:28, marca que pela graduação (M40) da tabela masters significaria 41:50.

Nos femininos, Klaudia Žárska, de 21 anos, também representante do ŠK Dukla o.z. Banská Bystrica, registou a marca de 50:57 obtendo o seu primeiro título nacional no contexto absoluto, reconhecendo a própria que tal oportunidade se deveu à ausência de Mária Czaková, a líder incontestada. O segundo lugar na meta foi obtido pela ainda sub-18, Karin Devaldová, do AK Slávia TU Košice, com 52:37, mas se sagrou campeã sub-20. Hana Burzalová, do AK Spartak Dubnica nad Váhom, seguiu-lhe na tercira psoição da geral, com 53:27, sendo a segunda sénior.

Os resultados completos, incluindo provas para outras faixas etárias, podem ser consultados aqui.