sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Dudince, este sábado, na sua 39ª edição

Matej Tóth na partida dos 50 km de Dudince. Pavol Uhrin/Fotosport.sk/Dudinska50
Montagem: O Marchador

A cidade termal de Dudince na Eslováquia, recebe este sábado (24/10) o Grande Prémio de Marcha Atlética, evento que integra o Circuito de Provas de Marcha da Associação Europeia de Atletismo, com particular destaque no programa competitivo para a tradicional competição de 50 km marcha.

Com os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19, o evento de Dudince que inicialmente estava para ser realizado na primavera deste ano, teve de ser adiado para esta data, aproveitando-se a janela de oportunidades aberta pela World Athletics com vista à qualificação direta, através dos mínimos fixados (3:50:00), para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A partida dos 50 km masculinos e femininos está marcada para as 8 horas locais (menos uma hora em Portugal), com transmissão em direto, via streaming. As circunstâncias atuais relacionadas com a pandemia do Covid19 levou ao cancelamento das restantes provas, nomeadamente os 20 km masculinos e femininos.

Um dos grandes nomes que estarão a competir na emblemática prova de Dudince é o eslovaco Matej Tóth, o atual campeão olímpico na distância (Rio de Janeiro 2016), que confidenciou estar a atravessar um bom momento de forma e espera realmente conseguir os mínimos, o seu único objetivo no momento. Para o ano terá 38 anos de idade e quer terminar em beleza a sua carreira no atletismo, tentando ser o segundo atleta na história da especialidade a ganhar dois títulos consecutivos em Jogos Olímpicos. 

Tóth, que realizou até ao momento 14 provas de 50 km, não compete na distância há um ano mas tem um palmarés invejável na disciplina. Eleito por seis vezes Atleta do Ano na Eslováquia, além do título olímpico, foi campeão mundial em 2015 (Pequim), duas vezes vice-campeão europeu (2014 e 2018) e venceu os 50 km de Dudince por três ocasiões: em 2011, com 3:39:46, em 2015, com um grande recorde pessoal de 3:34:38, e em 2018, com 3:42:46. 

De entre outros nomes de atletas masculinos inscritos (12) refira-se o recordista sul-americano Andrés Chocho, do Equador, os alemães Carl Dohman e Karl Junghannss, e Rafal Augustyn, que lidera a formação polaca que em Dudince disputará o campeonato nacional da distância, tanto em homens como em senhoras.

No evento feminino dos 50 km marcha, estão inscritas 5 atletas, entre as quais a da brasileira Erica de Sena, 4.ª classificada nos 20 km marcha dos últimos mundiais (Doha 2019) mas que não alinhará à partida desta distância (previra participar nos 20 km, entretanto cancelados). Referências para Katie Burnett, dos Estados Unidos da América, Agnieszka Ellward, vencedora no evento em 2017, Antonia Lorek e Ewelina Syc, todas da Polónia.

O delegado técnico nomeado pela Associação Europeia de Atletismo é Janusz Krynicki, da Polónia, com o núcleo de juízes internacionais de marcha a ser composto por Frédéric Bianchi, da Suíça, Zuzana Costin e Martin Skarba, ambos da Eslováquia.

Lista de inscritos a consultar aqui.

Transmissão em direto, via streaming, aqui.