segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Salih Korkmaz bateu recorde turco dos 5.000 metros marcha (pista)

Salih Korkmaz e Evin Demir em Bursa, na Turquia.
Fotos: Mustafa Akyavas e Salih Korkmaz
Montagem: O Marchador

O campeão turco, Salih Korkmaz estabeleceu anteontem (29/8) um novo recorde nacional da Turquia nos 5.000 metros marcha, em pista ao ar livre, com a marca de 19:30,79, melhorando em 13 segundos o anterior recorde, que já lhe pertencia.

A proeza teve lugar na cidade de Bursa, região de Mármara, a noroeste da Turquia. Na segunda posição, classificou-se Mustafa Özbek, com o tempo de 20:55,45, recorde pessoal. É de notar que Korkmaz, 5.º classificado nos 20 km marcha dos Mundiais de Doha, realizou a 11 de janeiro do corrente ano, na pista coberta de Atakoy Arena, em Istambul, a marca de 19:13,59, recorde nacional.

Na competição feminina, igualmente realizada na distância de 5.000 metros, Evin Demir, que no ano passado foi vice-campeã europeia Sub-20, venceu a prova com um recorde pessoal de 22:46,89, o terceiro melhor registo de todos os tempos, ficando apenas atrás de Meryem Bekmez e Ayse Tekdal.

A marcha atlética na Turquia prossegue no seu bom trabalho, com o dirigente federativo, Mustafa Akyavas, a ser o principal rosto do sucesso dos atletas turcos, nomeadamente Korkmaz e Bekmez, já com mínimos alcançados para os Jogos Olímpicos, e outros perto de marcar presença.