sábado, 29 de agosto de 2020

Mizinov e Novikova destacaram-se em Voronovo (Rússia)

Vasily Misinov e Marina Novikova exibindo a tarja “Quero ir a Tóquio” e premiação.
Fotos: All-Russian Athletics Federation. Montagem: O Marchador

No passado domingo (23) teve lugar em Voronovo, nos arredores de Moscovo, o “Moscovia Walking Festival”, que se realizou à volta do lago artificial da cidade, num circuito de um quilómetro, que produziu excelentes resultados com a obtenção de dois recordes nacionais russos e três melhores marcas mundiais.

Na prova masculina de 10 quilómetros marcha, o vice-campeão do mundo nos 20 km marcha, Vasily Misinov, venceu a prova com o sensacional tempo de 38:00 minutos, passando a liderar a lista mundial do ano na distância, agora à frente de outro russo, Sergey Kozhevnikov (39:04) e do britânico Tom Bosworth (39:10).

Na segunda posição, classificou-se o jovem Dmitry Gramachkov (nasceu em 2003!), com 39:34, ele que no ano passado, fora vice-campeão nos nacionais russos Sub-18. Desta forma bateu o recorde nacional Sub-20, realizando a melhor marca mundial da época no escalão. Esta revelação russa, tal como Misinov, é treinada pela antiga atleta internacional, Yelena Saiko. A fechar o pódio, classificou-se Aleksey Ishmametiev, com 40:02.

Em declarações à comunicação social, Vasily Misinov não escondeu o desejo de competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, exibindo mesmo uma tarja com os seguintes dizeres “Quero ir a Tóquio”.

A prova feminina, igualmente realizada na distância de 10 quilómetros, também não ficou atrás dos seus pares masculinos. Os resultados também foram muito bons. Marina Novikova, agora com 31 anos de idade e que teve os seus melhores períodos entre 2013 (2.ª na Taça da Europa) e 2015 (2.ª nas Universíadas), fez 42:09 (melhor marca mundial do ano). Nadejda Sergeeva, segunda, com 43:00, e Kristina Mavletova, terceira, com 44:46, completaram o pódio.

A 5 e 6 de setembro, nos tradicionais campeonatos russos de marcha (seniores, sub-23 e sub-20), os atletas voltam a mostrar as suas credenciais.

Resultados completos, aqui.