quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Angeliki Makrí e Konstadínos Dedópoulos repetem títulos de 50 km na Grécia

Os campeões de 50 km da Grécia em 2019, Konstadínos Dedópoulos
e Angeliki Makrí, a recordista cipriota Sofia Olympiou, e a partida
da prova. Fotos: Panagiotis Letsios photography
Montagem: O Marchador

Teve lugar neste domingo, em Schinias Marathon, a cerca de 45 quilómetros do centro de Atenas, os Campeonatos nacionais gregos de 50 km marcha, registando-se a participação de 6 mulheres e 5 homens. A temperatura algo fria, apesar do céu azul, condicionou um pouco as performances dos atletas.

Começando pelas senhoras, há a referir que a vencedora, Angeliki Makrí, de 40 anos de idade, concluiu a prova com um novo recorde pessoal de 4:49:30 na sua terceira experiência na distância, melhorando em quase 7 minutos a sua anterior melhor prestação, um merecido prémio para esta senhora, mãe de três crianças e que a coloca, desde já, na posição cimeira da lista mundial do ano (a portuguesa Sandra Silva segue-lhe na segunda posição), se bem que ainda pouco significativa face ao período inicial da época. A medalha de prata foi para Zoe Korkou, de 22 anos, com 5:14:44 e a de bronze para Nikolitsa Andreopoulou, com 5:43:20. Pouco depois chegava a quarta classificada, Ioanna Antonopoulou, com 5:44:28.

Ainda nos 50 km femininos há a realçar a participação, pela primeira vez, de uma atleta cipriota - Sofia Olympiou - que concluiu a prova, na sua primeira participação oficial, no tempo de 6:03:60. Terminaram 6 atletas.

Nos 50 km masculinos, com 2 atletas a concluírem a distância (2 desistentes e 1 desclassificado), a vitória coube a Konstadínos Dedópoulos, com 4.42.54 (vencera com 4.24.57 na edição 2018 dos campeonatos), seguido de Konstantinos Stamélos, com 4.52.29.

Paralelamente, disputou-se a Taça de Inverno com algumas notas de relevo, nomeadamente a participação de Olga Fiaska, sub-20, a medalhada nos Jogos Olímpicos da Juventude, com 50:02 na sua primeira prova de 10 km, da olímpica Panagiota Tsinopoulou, em modo de treino (46:22), da medalhada na Taça da Europa Sub-20, Dimitra Bohori, pela primeira vez a participar nos 20 km (Sub-23), com 1:49:57, e o reaparecimento, após um ano de ausência do multi-recordista George Tzatzimakis (Sub-23), também na sua primeira experiência na distância de 20 km, que não pode concluir devido ao seu estado gripal.

Em suma, uma boa jornada de marcha atlética com a participação de uma nova e promissora geração de jovens.

Os resultados estão disponíveis no «site» da Federação de Atletismo da Grécia, aqui.

Colaboração: Zoe Gini