quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

4 anos de suspensão (doping) para marchador veterano espanhol

Víctor Castro Mateo. Foto: Félix-Micaela Herreros

O marchador internacional veterano Víctor Manuel Castro Mateo foi punido com 4 anos de suspensão por controlo positivo de dopagem (clembuterol e metandienona) quando da sua participação no Campeonato de Espanha Master de 10 km, prova realizada em Getafe, Madrid (17-12-2017) e que vencera na categoria M35.

A sanção aplicada, agora do conhecimento público, consta da informação produzida em meados de Dezembro passado pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), referindo da desclassificação do atleta no mencionado campeonato e declarando-o inelegível desde 17-07-2018 até 16-07-2022.

Víctor Castro, natural da Ciudad Real (Castela-Mancha) e que então representava o Hinaco Monzón, obteve no ano de 2017 medalhas de ouro e prata nos eventos Mundiais de Pista Coberta em Daegu e Europeus de Pista em Aarhus. Um ano antes (2016) competiu nos Europeus de Veteranos de Estrada em Portugal (Vila Real de Santo António), com prata e bronze na categoria M35.

Fica igualmente justificada a sua ausência competitiva durante o ano de 2018, que causou estranheza, em particular dos eventos internacionais para veteranos realizados em solo espanhol, os Europeus de Pista Coberta (Madrid) e de Estrada (Alicante), e ainda o Mundial de Pista (Málaga).