segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Minsk acolhe o Campeonato do Mundo de Seleções em 2020

Minsk será a sede do mundial de seleções de marcha em 2020.
Fotos: Getty Images e Pinterest. Montagem: O Marchador
Minsk, capital da Bielorrússia, vai receber em 2020 o Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha, conforme decisão tomada durante a 212.ª reunião do Conselho da IAAF realizada este fim-de-semana no Mónaco.

O evento, previsto para o início do mês de Maio, constituirá uma importante etapa de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio e terá um circuito instalado no centro de Minsk, que se espera muito atrativo e com grande adesão de espetadores, numa cidade de quase 2 milhões de habitantes.

Apesar de se tratar da primeira vez que o país acolhe um evento desta natureza no âmbito da IAAF, a Bielorrússia tem larga tradição na marcha atlética com atletas de renome mundial, tais como, no passado, Valentina Tsybulskaya, Olga Kardopoltseva, Ryta Turava, Aleksandr Potashov, Yevgeniy Misyulya, Frants Kostyukevich, entre vários outros nomes. No presente, e reportando à edição do evento em Roma-2016, os melhores representantes foram Dzianis Simanovich e Nastassia Yatsevich, ambos nos 20 km (sem participação nos 50 km), e o foco em Podebrady-2017 (Taça da Europa de Marcha) esteve apontado à grande esperança Mikita Kaliada, que conquistou a medalha de prata nos sub-20 desta competição.

Estamos em crer que a atual formação bielorrussa comandada tecnicamente por Viktor Ginko, outro histórico e olímpico da disciplina, tudo fará para aproveitar esta oportunidade competitiva internacional, quer no desempenho organizativo quer na afirmação da nova geração de marchadores nacionais.