quinta-feira, 30 de novembro de 2017

José Magalhães homenageado nos 180 anos do Município de Valongo

O olímpico José Magalhães (Barcelona-1992 e Atlanta-1996) subiu ao
palco com a neta para receber o troféu de homenagem das mãos
do Presidente do Município de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Fotos: Município de Valongo. Montagem: O Marchador
Assinalando-se os 180 anos da criação do concelho de Valongo, que integra as cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e as vilas de Campo e Sobrado, a Câmara Municipal de Valongo, na pessoa do seu presidente, José Manuel Ribeiro, aproveitou a ocasião histórica para homenagear, entre várias personalidades, José Magalhães, o homem da terra, tetracampeão nacional na distância olímpica dos 50 km marcha.

Um dos melhores marchadores portugueses de todos os tempos, iniciou a atividade competitiva na disciplina da marcha atlética, ia a caminho dos 30 anos de idade, subindo meteoricamente ao primeiro plano do atletismo nacional. Representou sempre o Atlético Clube Alfenense, recusando convites tentadores para ingressar em clubes de maiores dimensões.

Nascido a 30 de outubro de 1954, residente em Alfena, Magalhães participou em dois Jogos Olímpicos. O primeiro deles, em Barcelona, já com 37 anos de idade, em 1992, e o segundo, em Atlanta (EUA), no ano de 1996. De destacar ainda a sua presença nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 1995 e 1997, nas Taças do Mundo de Marcha de 1989, 1991, 1995, 1999 e 2002, nos Europeus de Atletismo de 1998 e nas Taças da Europa de Marcha de 1996, 1998 e 2000.

Com uma carreira singular, realizou 52 provas de 50 km marcha, a sua distância de eleição, enriquecendo ainda o seu currículo desportivo com os títulos europeus e mundiais de estrada e ainda de pista coberta, na categoria de Veteranos. Ainda nos dias de hoje, o seu nome é associado em posição de destaque na lista mundial de todos os tempos da referida distância, no escalão de 45-49 anos.

Integra atualmente os Órgãos Sociais da Associação de Atletismo do Porto e orienta tecnicamente jovens atletas. Associando o seu nome ao Grande Prémio Anual de Corrida Cidade de Alfena “José Magalhães”, a este grande campeão faltará, porventura, uma homenagem que ligue o seu nome a uma grande competição anual de marcha atlética na região Norte do País a exemplo do que se faz em outras regiões do país, a outros campeões e internacionais portugueses.

Parabéns, Zé Magalhães!