sábado, 11 de novembro de 2017

Grande Prémio das Galinheiras hoje, na Pista Moniz Pereira

Felicidade Rosa dá nome ao Troféu de Marcha.
Foto: Atletismo Magazine. Montagem: O Marchador
O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito no dia de hoje, na pista da Alta de Lisboa (junto ao eixo norte-sul, saída: Ameixoeira), a partir das 14.00 horas, a vigésima quarta edição do grande prémio de marcha atlética (16.ª Légua CAG), “Troféu Felicidade Rosa”, interrompida no ano passado por motivos económicos.

A competição é destinada a todos os escalões etários, incluindo, ainda, a realização de uma prova específica para portadores de deficiência cognitiva. Estão inscritos mais de uma centena de atletas em representação 24 clubes – destes destacam-se, pelo seu número, o Grupo Desportivo de São Domingos e o Centro de Atletismo das Galinheiras (Lisboa) e o Clube Desportivo de Quarteira (Algarve). São de 9 distritos do país (Algarve, Aveiro, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, São Miguel e Setúbal), contando ainda o clube organizador com a presença de representações de Espanha (CA Extremadura e Super Amara BAT).

De acordo com o regulamento (secção “Docs” ao cimo da página), haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, prémios “surpresa” para os vencedores absolutos das provas de 5.000 metros (masculinos e femininos) e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva.

Mantém-se a boa prática do clube presidido por José Henriques, antigo recordista nacional do salto com vara, de atribuir um prémio especial, com o seu nome, aos mais tecnicistas dos escalões mais jovens (benjamins e infantis), isto de acordo com a votação de um júri nomeado para o efeito.

Felicidade Rosa, atleta do CAG, agremiação que este ano decidira homenageá-la, ela que se iniciou na especialidade em 1991 (tomou parte, ainda infantil, no primeiro grande prémio de Rio Maior e em 2005 foi vice-campeã europeia master), sofreu há apenas dois dias um momento de grande infortúnio na sua vida familiar ao perder, num trágico acidente de viação, o seu irmão Leandro que, quando criança, também esteve envolvido na marcha atlética. Os nossos sentimentos à Felicidade e a toda a família.